1# Debate semanal: Cotas raciais, problema ou solução?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: 1# Debate semanal: Cotas raciais, problema ou solução?

Mensagem por monkbr em 2/11/2014, 08:06

Não considero cotas como solução eficaz para os problemas que vivenciamos atualmente no cenário brasileiro. Não existe justificativa racial que separe as pessoas em grupos, todos temos particularidades fenotípicas, mas utilizar acontecimentos do passado histórico dos negros no período das colonizações para tentar justificar o problema atual, que vai muito além de etnia, é no mínimo lamentável. Política de cotas não possui um embasamento de argumentos plausíveis, visto que não existem diferenças entre uma pessoa de etnia branca,parda,negra,indígena ou asiática (exceto a própria etnia), as políticas de cotas afirmativas devem ser voltadas para o desenvolvimento social, garantindo auxílio a indivíduos por sua renda, e de forma justa, porém se utilizadas sem um expectativa de resultado para um prazo determinado, acaba por estagnar e garantir acomodamento para os grupos favorecidos. Em nosso país as cotas são utilizadas pelo estado como forma de garantia de vaga, mas ao mesmo tempo acabam admitindo a ineficiência em atribuir um ensino de qualidade para todos, por conseguinte ressaltando as diferenças sociais, e criando ódio e separação em grupos, se as cotas sociais fossem uma causa legítima para essa "bonificação" recebida por alguns grupos étnicos, deveríamos garantir cotas para todas as etnias exceto a branca, tendo visto que asiáticos e europeus imigraram para o Brasil em busca de oportunidades de vida. Não se pode classificar uma pessoa como inferior levando em conta um passado histórico, e favorecendo de forma exclusiva.

monkbr
Neófito

REPUTAÇÃO : 19

Mensagem por raphaelpedrosa em 13/6/2015, 12:02

contra a cota racial... todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

BC Pedrosa
raphaelpedrosa

REPUTAÇÃO : 1

Mensagem por DonCapst em 13/6/2015, 13:39

Alan de Almeida escreveu:
Partilho desse ponto de vista. Normalmente quem defende as cotas raciais se lembram bastante da época da escravidão. Não acho que seja certo cotas raciais e sim, cotas por condição financeira. Essa última na verdade que deveria ser unificada com as cotas raciais tornando-se uma só. 'Perante a lei todos somos iguais'.

Esse é um assunto bem polêmico e as vezes até evito discutir porque as pessoas podem entender de uma forma errada e pensar que sou racista!

É exatamente isso que o Alan falou! Se formos ver por este ponto, que fossem dadas cotas por condição financeira. Porque não são só os negros que não têm condição de adquirir um bom estudo, há um grande número de brancos que têm essa dificuldade.

Numa periferia a maioria dos habitantes é negra, mas há brancos no meio que, também, devem ser ajudados.
DonCapst
Soldado

REPUTAÇÃO : 35

Mensagem por Max32 em 14/6/2015, 20:15

"A melhor maneira de acabar com o preconceito é não tocar no assunto" Morgan Freeman.
Max32

REPUTAÇÃO : 7

Mensagem por Bruno Merces em 15/6/2015, 10:03

Parabens Pelo debate, Assunto dificil de debater pois as opiniões são diversas.
O Brasil é um dos países com maior miscigenação de cultura e raças, infelizmente o preconceito ainda existe nesse pais de diversas raças e culturas. Somos vitimas de preconceito todos os dias porem, não somente o racial, mas preconceito de diversas formas.
Se formos criar cotas para todos os tipos de preconceitos, onde iria ficar aquele que realmente se esforçam e se dedicam para ter uma vida melhor.
Não sou a favor das cotas raciais, como foi citado aqui a própria cota racial ja é um tipo de preconceito, porem, inconsciente.
Acredito que todos somos capazes de chegar onde queremos, independente de cor, raça, cultura, etc. Basta tirarmos este paradigma que somos incapazes devido ao meio em que vivemos.

Semper Viri
Bruno Merces
Neófito

REPUTAÇÃO : 19

Mensagem por rudafm em 15/6/2015, 19:10

Dar cota é uma solução a curto prazo pra um problema a longo prazo. É que nem pintar uma casa por fora, sendo que a mesma tem todas as estruturas abaladas e deve cair a qualquer momento.

Há casos em que o que eu vou falar aqui agora não acontece, mas sinceramente, são exceções. O que eu vejo na convivência, dentro de uma universidade federal é o seguinte:

O cara que entrou por cota tende a ter mais dificuldade no decorrer da graduação do que o cara que entrou sem cota. Não porque ele é negro, não porque ele é pobre, mas sim pela EDUCAÇÃO (qualidade de ensino) que o mesmo recebeu durante sua vida escolar, combinada com o fator motivação/dedicação também, obviamente.

O governo, na minha visão, ao dar cota, assina um atestado de incompetência. Ele tá praticamente dizendo pro cara que é cotista:

"Olha, eu não tenho a minima qualidade de educação pra te dar, então eu vou te dar esse desconto pra tu conseguir acessar uma universidade, já que eu não consegui te preparar pra isso com a minha educação pública."

O problema é que o "arrego" acaba aí. Na faculdade não tem mais arrego, ao menos nas federais. E é aí que o calo aperta. Não só pro pobre, pro negro ou pro índio. Mas pro rico que não se dedica também.

Não é a cota que define se tu vai ser bom profissional ou não, é o nível da tua educação e o que tu conseguiu absorver e executar dela (dedicação aos estudos, etc).

Tem muita gente aí que é gênio. Mas não tem as mínimas condições estruturais de estudar ou se dedicar. Também tem muita gente aí que é uma mula de burro ou de preguiçoso, e tem todas as condições de prosperar mas não o faz. Varia muito. Mas a cota? Essa é pra inglês ver. É tapar o sol com a peneira.

"Carry yourself in a respectable way."
rudafm
Soldado

REPUTAÇÃO : 96

Mensagem por Shintaro em 16/6/2015, 01:45

Minha opinião. não preciso de correção pois isso não vai mudar !

Acontece o seguinte ruda ja citou uma coisa que estava a escrever se não tivesse lido teria colocado igual.
A educação é primordial , o incentivo a leitura programas sociais que tenha mais incentivos a todos da favela a estudar e se dedicar na busca por novos conhecimentos , o DEBATE  de ideias , Educação não é para todos , EDUCAÇÃO é dever do próprio ser humano de adquirir , se ele é pobre , rico negro alien é dever dele adquirir conhecimento , outra coisa que odeio é que as escolas por inteiro ta recheado de professores filhos da puta , SIM filhos da puta , por que ele escraviza na mente das pessoas que o negro por ter sofrido escravidão e ter sido o ultimo povo a se liberta dessa desgraça que pegou por todas as raças humanas  que ele deve ser tratado agora como um semi - deus por causa do passado dele .as pessoas quando falam de escravidão esquecem que brancos também foram escravizados e nem por isso eles fizeram tanta choradeira , mais se adaptaram sem perder suas raízes formaram-se e evoluirão (passo o nome de alguns livros em inglês que provam o que estou falando, engraçado né por que será que esse livro não foi traduzido aqui hein ?)  Ignoram totalmente a cultura europeia e jogam a culpa nos portugueses total por isso ter acontecido , de fato eles escravizaram porém vejamos hoje se não fosse por esse mal do passado hoje estaríamos ainda comendo uns aos outros , oferecendo nossas mulheres ao primeiro safado de outra tribo ou se quer existiríamos ,  a expansão da cultura europeia , moralidade de sua religião , não tem essa de cultura negra ser superior , o negro que não entender que a cultura é uma forma universal de conhecimento e que sua relativização desfigura o conhecimento jamais calcará os mais altos montes da obra superior que é criar algo extraordinário, quer exemplos de negros que entenderam  isso ? Vinicius de Morais , Aleijadinho ... ai vejamos hoje quer por diabos me dizer por que hoje o negro não consegue criar mais nada a não ser FUNK , FUTEBOL E MACUMBÁ ? transformar o carnaval numa orgia sem freio ? eu te digo e por que o negro hoje se faz de menor , se faz pequeno abaixou a cabeça pra imbecilidade ,as faculdades hoje não tem uma que você não vê os filho da puta defendendo o direito do negro e blá blá passando a mão na cabeça  , mais eis que ai esta por isso que sou contra as cotas  , sou contra os movimentos negros no brasil que reprime o negro ao invés de levanta-lo , eles preferem abaixar-se e curva-se a ideologias  politicas fracassadas do passado, e são tão racistas quanto qualquer branco que fala sobre o negro . um nazista ao reverso.
não se engane eu tenho ódio puro dentro de mim por racista , pseudo-defensores dos negros , e por toda essa papagaiada do politicamente correto. essa historia de negros e brancos só servem para dividir o povo acordem !

Livros : Christian Slaves, Muslim Masters: White Slavery in the Mediterranean, the Barbary Coast, and Italy, 1500-1800
           God's War by Christopher Tyerman
Shintaro
Soldado

REPUTAÇÃO : 31

Mensagem por Felipe Peres Mendes em 17/6/2015, 23:48

A cota racial é a maior forma de racismo, pelo simples fato da ideologia de inferioridade de pessoas que podem ser qualificadas da mesma forma, cor da pele não interfere em capacidade, e temos grandes exemplos como Joaquim Barboa entre vários que com dedicação e preparo chegou onde muitos desistiram.
Felipe Peres Mendes

REPUTAÇÃO : 0

Mensagem por Paraíba em 19/6/2015, 14:28

Sou totalmente contra as "cotas raciais". O negro não é um ser inferior, para que possa ter mais benefícios ou facilidades no ingresso nas universidades. A própria política de cotas já é racista por julgar que as pessoas negras são menos capazes que os brancos.

Diferentemente de cotas pra estudantes de escolas públicas, que nesse caso eu sou a favor, ois o ensino básico público é uma merda, literalmente falando. E sem as cotas, ficaria muito dificil eles terem oportunidade de ingressar no ensino superior público.

Paraíba
Neófito

REPUTAÇÃO : 10

Mensagem por Calado em 20/6/2015, 06:47

Eu sou moreno, moro com meus pais, avos e tios perto de um bairro nobre em Belo Horizonte. Minha família por parte de pai é toda negra, inclusive ele e meu irmão. Sempre estudei em escola privada e em uma das melhores do país. Sempre era um dos mais inteligentes das minhas salas. Hoje estudo normalmente em uma universidade.
Meu irmão estudou desde sempre em escola publica. Passou e estudou no Cefet, uma escola técnica, no ensino médio e depois na mesma universidade em que eu estudo. Desde os 18 anos trabalha concursado na Petrobrás.
Onde entram as cotas nesse caso? Isso se chama remédio e desculpa do governo, sinceramente.
Calado

REPUTAÇÃO : 3

Mensagem por Meliodas em 9/6/2017, 13:40

Tive que levantar esse tópico.

A advogada que trabalha comigo aqui, é negra, e disse a seguinte frase: "Nossa, foi aprovada cota em concurso publico pra negros, agora que eu entro na vida publica, vou aproveitar essa brecha e que se foda o resto".

Sexo é consequência, não prioridade.

Meliodas

REPUTAÇÃO : 3

Mensagem por ViniciusSouza em 13/6/2017, 09:05

@ViniciusR escreveu:Sou totalmente a favor das cotas raciais.
Pessoas estavam impedidas de estudar em nosso país por sua cor de pele ou condição social. Se fazia necessário, na época, uma medida que pudesse abrir caminho para a inclusão de negros e pobres nas universidades, dar OPORTUNIDADES. E claro, sem contar que isso é o reflexo da escravidão de 300 anos que ainda deixar marcas na vida deles. Nas cotas sociais, o cara que estuda em escola particular tem ensino integral e de ótima qualidade ele aprende a gostar de estudar. Na escola publica é outra realidade não vou comentar. Ai chega o dia do vestibular, qual desses caras tem a maior chance de ingressar em seus respectivos cursos?? É a mesma coisa em cotas raciais

Pense bem, quando a lei Áurea foi implantada, os negros eram livres mas foram deixados em situações precárias, miseráveis jogados na rua.. O branco que ainda tinha algum emprego digno seguiu seu caminho normalmente.
Depois de um tempo, o negro se encontra na mesma situação precária de antes pois não se consegue evoluir nestas condições, veja os mendigos de hoje, catadores de papelão etc.. e o branco como tinha trabalho e oportunidade de trabalhar por ser BRANCO acumulou capital a ponto de gerar oportunidades para seus filhos de estudo ou ter uma herança de terras, capital, etc...

Agora, os negros que predominam nas favelas tem oportunidade de construir uma vida mais digna e dar oportunidades para seus filhos..
Tenho mais um grande exemplo disso, minha amiga passou em medicina pelas cotas e tem as melhores notas da sua sala. Ela não tinha condições de estudar o dia inteiro para o vestibular pois trabalhava. Como ela ia concorrer com 300 candidatos por vaga se ela estudava na hora que dava, umas 2 horas por dia.

Vale lembrar, hoje se você tem um descendente negro vivo ou morto e conseguir provar, seja você totalmente branquinho, pode ingressar por cotas raciais.

Ai nesse ponto fica o bom senso, mas na minha opinião cotas é importante e deve ser mantida por mais alguns anos.

A questão é que as Cotas Raciais não resolvem o foco do problema, que é a péssima qualidade do ensino público. Logo, elas apenas "dão um jeito" do negro pobre entrar na faculdade com notas baixas.  Se quer que qualquer pobre ingresse na faculdade (independente de sua cor) é só melhorar o ensino público, nivelar o máximo possível com o ensino particular. Em resumo: Cotas servem de máscara para a situação e, também, como argumento ilusório para certos governanos dizerem: "Vejam, o negro só está na faculdade por minha causa."
ViniciusSouza

Mensagem por FASMarques em 8/7/2017, 14:06

Cara não acho que as cotas raciais são essenciais mas as Cotas sociais para pessoas de baixa-renda seja melhor. Mas no caso as mesmas cotas sociais quanto raciais e diversas não podem ser políticas públicas permanentes até porque todos vão concordas que isso é mascara nossa atual educação fundamental e média que é uma calamidade. E a questão dos negros foi muito por causa da República ter sido temporária até 1993 que ocorreu a escolha da forma de governo e o sistema de governo. Quando os negros foram libertos não iam deixar na mão existia planos para alojar os mesmos em terras, as primeiras favelas surgiram nos governos republicanos. Mas a cotas em si seriam muitos produtivas se no mesmo período que começaram também surgisse um grande investimento assim os que ainda estavam nas escolas não precisariam das atuais cotas e realmente ensinando. Mas um povo não pode exigir uma educação que não teve.

"Sigam-me os que forem BRAZILEIROS" - Duque de Caxias.
FASMarques

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: