#8 Debate semanal: Maioridade penal aos 16 anos? Pena de morte?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

16 ANOS JÁ É GENTE

Mensagem por Guilherme Jota em 10/1/2015, 18:21

Primeiramente Boa noite a todos do clube.
Eu sou extremamente a favor da diminuição da maioridade penal, apensar de ainda ser novo, 16 anos, sei bem o que eu faço, escolho meus caminhos, como todos fizeram, e se o individuo com 16 anos já é "do crime" ele tem consciência de que ele esta fazendo merda e se ele quiser ele pode mudar isso, nao existe isso de falta de oportunidade, eu nao vim de familia rica nem nada, passo mais tempo na escola do que em casa, eu escolhi mudar o meu futuro e seguir um caminho certo se eu tive consciência de conseguir um rumo pra minha vida, porque outro de 16 também nao consiga?
Guilherme Jota

REPUTAÇÃO : 1

Re: #8 Debate semanal: Maioridade penal aos 16 anos? Pena de morte?

Mensagem por brmatheusluiz em 3/3/2015, 07:32

Sou a favor da maioridade penal 16 anos, SE a criança tem consciência de morte.

Também sou a favor da pena de morte, mas ela ia ser bem longa...
Pois para matar alguém deveríamos ter CERTEZA que aquela pessoa é culpada de fato!
E a pena de morte seria apenas pra assassinos e estupradores

"Se você não sabe pra que vive, então você já esta morto! "

-Matheus Luiz
brmatheusluiz
Neófito

REPUTAÇÃO : 38

Mensagem por Welisson Ribeiro em 3/3/2015, 08:29

Hoje eu tenho 18 anos, mas desde os meus 15 anos eu tomei conhecimento do que é proibido por lei e o que não é. Além da educação que recebi em casa, eu aprendi seja no colégio, seja nos jornais e internet, o que é crime e o que não é. Eu sou completamente a favor da redução da maioridade penal, pois esses vagabundos menores de idade, que o atual governo gosta de chamar de ''vítimas da sociedade'' se aproveitam da impunidade para praticar seus crimes: roubos, latrocínio, estupros e etc. Ano passado, aqui perto de casa um adolescente de menos de 15 anos foi detido pela polícia militar por tentar estuprar uma jovem que saia da faculdade, ao chegar na delegacia ele disse que quando saísse de lá iria matar e estuprar de novo, pois sabia que não podia ficar preso.

Muitas pessoas alegam que o melhor é dar educação, ao invés de penalizar. Mas penso que esses menores infratores precisam sentir na pele a consequência de seus atos, precisam ser tratados como adultos. Pois não importa a idade e sim que eles já possuem o entendimento do que é crime e o que não é. A idade não justifica o ato de ninguém, não pode-se tratá-los como inocentes, pois são vagabundos, que só fodem a vida do cidadão de bem, que trabalha o mês inteiro pra ganhar um salário que na maioria das vezes é baixo, pra quando chegar num sinal vermelho, vim dois vagabundos menores de idade montados numa moto e enfiar um revólver .38 na cara do cidadão de bem e levando os seus pertences. É inadmissível isso, é muito revoltante, é por isso que dou até risada quando a população pega um ladrão e mete a porrada.

Já a pena de morte, sou a favor em relação à crimes hediondos, como estupro, homicídio qualificado e até mesmo sequestro. Um pessoa que estupra, que mata por motivo banal (só é válido matar outra pessoa quando se age em legítima defesa, a lei assegura isso), esse tipo de pessoa deve pagar com a vida, pois prisão não serve para fazer o criminoso se arrepender de seus atos, mas para isolá-lo da sociedade, e um cara que estupra e mata, não pode de maneira alguma viver em sociedade, portanto, pena de morte ou prisão perpétua, desde que se mude o sistema penitenciário brasileiro, pois precisa deixá-lo mais rígido.
Welisson Ribeiro

REPUTAÇÃO : 6

Mensagem por .GUERREIRO. em 3/3/2015, 11:01

Cara, discordo da diminuição porque cadeia não reeduca ninguém, alguém quer ser preso? As cadeias são boas? Não. E mesmo assim a criminalidade não para de crescer, querer comparar nosso País com os EUA ou com frases de americanos como Bill Gates é no mínimo impensado, a pobreza deles é a vida do Chris no todo mundo odeia o chris, e a nossa pobreza? Eu não sou a favor da criminalidade, tampouco dos crimes cometidos pelos menores, mas o maior culpado disso é a desigualdade gritante existente em alguns estados como São Paulo, é fácil falar com um colchão quentinho, cobertor, Pai e Mãe, família boa, etc, etc...

Se coloque na seguinte situação: Um barraco na favela de dois comôdos e 5 irmãos, sua mãe Solteira (pois a maioria ou não tem pais, ou pais alcoolatras) batalhando dia e noite apenas conseguindo emprego de diarista, faxineira ou empregada, e não é porque quis isso pra vida dela, é porque não houveram outras chances (é fácil pegar um exemplo que se deu bem na vida de pobreza e falar que todos podem ser iguais. Nem aqui muitos dos homens conseguem conversar com uma menina mesmo sendo nós que moldamos nosso destino, imagine pra quem sofre e não tem nem tempo de pensar em fazer outra coisa), aí você tá lá na sua casa, recebendo não todo dia em empregos simples por ser pobre ou negro, e quando consegue um ganha um salário mínimo, ver sua mãe sofrendo, sem ter o que comer, o que você faria? Ficaria quietinho no seu canto enquanto os bandidos da sua esquina estão andando de carrões, cheio de mulheres, etc, etc... Ou se revoltaria contra a sociedade em geral e viveria sua vida com sangue no olho?! Aí você sai na rua de chinelinho com prego e ve um playboy de mercedez que ganhou do pai, e tratando como lixo, você vai olhar e pensar? "Nossa como eu queria ter essa oportunidade de ter um pai assim, pena que eu não tenho vou continuar engraxando sapato dos empresários" ou ficar com um puta ódio e querer matar o primeiro playboy que ver na frente?!

Agora falar que 16 anos tem responsabilidade, que 16 anos sabe o que faz, saber até sabe, sabe o que é certo, sabe o que é errado, mas cara eu vi a minha mudança de quando eu tinha 16 anos e como eu sou hoje, nunca fui nenhum bandido, nunca matei e nunca precisei roubar, sempre tive uma vida boa, mas eu vejo que eu tinha uma cabecinha na época, era mais irresponsavel, e todos foram assim, ou vocês nasceram responsáveis e cheio de ideias cravados na cabeça? Nossas ideias mudam, e realmente quando somos mais novos temos ideias mais fracas, um ou outro se salva!

É triste ver que no Brasil cadeia é pobre e negro, vê se os filhos de ricos que tacaram fogo em uma empregada, em um mendigo foram presos? Vê se os filhos de juízes que brigam na balada são presos? Vê se os maconheirinhos das faculdades particulares vão presos? Político então nem se fale. Agora se é um pobre? É tiro porrada e bomba!
O cara rouba milhões dos nossos bolsos e o pessoal vêm se preocupar com maioridade penal porque o muleque roubou um relógio ou celular? Todo mundo se revolta contra os corruptos, mas o ódio só vem dos crimes que são cometidos pelos baixos, o que a maioria dos Brasileiros querem como disse meu professor de penal uma vez "É tirar a pobraiada da rua". A criminalidade alta é fruto dos grandes, dos ricos, dos políticos, eles tem que deixar a população com medo pra que eles possam nos "proteger" do que eles mesmo criaram, em vez de vir com maioridade penal, deveria pensar em erradicar a pobreza extrema, dar dignidade a estas pessoas, educação, casa, comida, empregos todos direitos fundamentais do 5º artigo da constituição que uma parcela significativa da população não tem, que aí sim nem estaríamos tendo este debate.

Mas há casos excepcionais, de doentes, psicopatas, pessoas com oportunidades, drogados que cometem crimes, esses sim não merecem um pingo de pensamento CADEIA NELES!

Flo vlew, semper viri.

Última edição por love_below em 3/3/2015, 11:16, editado 1 vez(es)
.GUERREIRO.
Soldado

REPUTAÇÃO : 48

Mensagem por .GUERREIRO. em 3/3/2015, 11:13

.GUERREIRO.
Soldado

REPUTAÇÃO : 48

Mensagem por Cavalheiro do Futuro em 19/3/2015, 23:23

Sou a favor da maioridade penal, com certeza. O Brasil tem que disciplinar estas crias filhas do governo corrupto e sujo que apoia o funk e dá educação de má qualidade. Nem que seja através da cadeia. Já a pena de morte sou contra. Acho totalmente contra os princípios humanos e morais decidir a hora de alguém morrer.

"Eu sou o mestre do meu destino, eu sou o capitão da minha alma."

"Se você agir como o homem mais poderoso do mundo, as pessoas vão começar a te tratar como tal."

Cavalheiro do Futuro

REPUTAÇÃO : 9

Mensagem por Theoo1212 em 9/7/2016, 12:18

Sou a favor da maioridade penal aos 16 anos, se ele pode matar, roubar e fazer o que quiser terá que ser punido por isso.

Theoo1212
Soldado

REPUTAÇÃO : 118

Mensagem por D. Bruno Couto em 20/7/2016, 13:53

Maioridade aos 16 e pena de morte, só resolveria com uma coisa, Educação. Se o jovem fosse educado, poderia ter a maioridade com 16 e com educação a pena de morte nem seria cogitada.

“Confortare et esto vir”
"sic transit gloria mundi"
"Eu perdoo, mas não esqueço"
D. Bruno Couto
Soldado

REPUTAÇÃO : 49

Mensagem por TLino em 26/7/2016, 21:44

Olá nobres colegas, deixo aqui minha opinião sobre o assunto.

Inicialmente, gostaria de tecer que trabalho no Ministério Público, no Órgão Ministerial responsável por assuntos relativos à infância e juventude, o qual uma de suas estirpes é a pratica de ato infracional por adolescentes (crimes mesmos).

A diferença entre o sistema menor e maior é absurda, mas vamos com calma.

As vezes me canso de ver toda semana, o mesmo adolescente praticamento crimes e sendo liberado (a maioria é tudo por posse de drogas e receptação de veículos). Mas existe uma ressalva.

Pelo sistema atual, o adolescente que pratica algum crime mediante grave ameaça ou violência poder ficar internado (cadeia) por até 3 (três) anos, porém, raramente alguém fica todo esse tempo, seja por falta de vaga ou por bom comportamento. Além disso, temos também a internação provisória, quando são pegos em flagrantes praticando tais crimes, podendo ficarem isolados por até 45 dias.

Sem mais delongas, teria muito a escrever, não acredito que a redução penal irá resolver o problema. Contudo, sou a favor do enrijecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente para que modifique as sanções previstas nele (remissão, advertência, liberdade assistida, prestação de serviço à comunidade, semiliberdade e internação), e passe a ter algum efeito mais severo.

Existe alguns projetos de emenda constitucional tramitando no Congresso Nacional que são bem interessantes, um por exemplo, é aquele que prevê que o menor reincidente ou aquele que pratique crimes hediondos possa responder como se maior fosse... Sei que existe vários motivos que podem influenciar tanto os que são a favor ou contra a redução. Mas o direito é isso mesmo! Dúvidas eternas.... 

Ademais, o fator prejudicial não é a cadeia em si, mas sim o meio social em que a pessoa está inserida. O cara até pode ficar preso se reeducar, porém quando é liberado, volta pro mesmo ambiente em que foi pego, mesmas amizades, mesmos hábitos... e começa tudo de novo. O livro: O Poder do Hábito ilustra bem como isso é forte.

Abraço
TLino

Mensagem por Mesquita em 1/8/2016, 11:08

Ja passou da hora de diminuir a maioridade penal no Brasil todos os dias "crianças vitimas da sociedade" roubão, matão, pessoas de bem pais de família, pq sabem que estão livres de qualquer tipo de consequência.. Já na questão da pena de morte concordo desde que fosse aplicada a crimes hediondos onde ouvesse todas provas necessárias e não restasse um único pingo de duvida sobre a culpa do acusado.. na minha opinião os polítocos corruptos tão deveriam  estar entre os puníveis  de crime hediondo..
Mesquita

REPUTAÇÃO : 0

Mensagem por Wolf D´Sanctorum em 21/7/2017, 15:59

Quanto à maioridade, na minha opinião sou a favor da maioridade. Se já vota, já pode dirigir, pode assumir seus atos também.
   Em relação à pena de morte, somente em crimes hediondos e comprovados.
   Sou também a favor da prisão perpétua,  acabar com progressão de pena ou qualquer outra regalia, como visita íntima, etc.
Wolf D´Sanctorum

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: