[DEBATE] MAIORIDADE PENAL

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DEBATE] MAIORIDADE PENAL

Mensagem por Dr. Lucas Maia em 2/4/2015, 13:12

Boa tarde nobre senhores, devido a correria do Dom resolvi ativar os debates sobre esse tema que voltou a tona esta semana com a votação da maioridade penal.
Seria uma solução rápida para alguns crimes inclusive em minha cidade que tem sido vitima de muitos acontecimentos praticados por menores de idade e isso pode ajudar. Mas esse é o real motivo e a real solução para resolver esse problema que está em todo o pais?

Deixo um video do Tico Santa Cruz da banda Detonautas que nos da um visão mais ampla do real problema e uma provável solução, aguardo os comentários para expor minha opinião, pois ainda estou analisando tudo e depois irei opinar.

"FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS DEIXAR DE SER VITIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR O AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTORIA"
Dr. Lucas Maia
Moderador

REPUTAÇÃO : 1244

Re: [DEBATE] MAIORIDADE PENAL

Mensagem por Mateus Brodowski em 2/4/2015, 13:23

Essa não será a solução para acabar com a criminalidade do país, vejo com uma boa ideia essa redução da maioridade, tá Mateus mas explique por que é uma boa ideia.

Irmãos, moro num bairro onde tem muito tráfico de drogas, a muitos menores de idade envolvidos, a Polícia apreende e depois de alguns meses estão na rua novamente, com a redução da maioridade penal, pelo menos ficarão um pouco mais de tempo, não terão as mordomias que tem na Fundação Casa, serão tratados como gente grande. O sistema penitenciário brasileiro não ajuda a ressocializar as pessoas, infelizmente essa é a verdade, mas, pensando como um morador de um lugar onde os menores dominam o tráfico, vejo com bons olhos só o fato de ficarem um pouco mais de tempo longe da sociedade.

" Se eu avançar, sigam-me; Se eu recuar, matem-me; Se eu morrer, vinguem-me"

"Lealdade tem dois caminhos: se peço de você, terá de mim". Harvey Specter
Mateus Brodowski
Legionário

REPUTAÇÃO : 1013

Mensagem por Dr. Carlos em 2/4/2015, 13:58

Assim, eu sou a favor, mas tenho consciência de que não resolveria o problema.
A questão de impunidade é a segurança desses menores infratores, cometem os delitos e sabem que não serão punidos por isso por conta da idade. A visão que tenho e que me faz ser a favor, é uma leve esperança de que essa índice de marginalidade diminua com o medo das consequências que possam vir a surgir caso cometa algum crime.

Certo, mas sei que isso não irá acontecer, na nossa Constituição, a maioridade penal é 18 anos, e isso é considerado cláusula pétrea, que não pode ser modificada. E também por outro lado, como o Tico Santa Cruz disse, o que o governo deveria oferecer era educação e segurança pública, não dá pra culpar uma criança que cresce em um determinado meio de marginalidade, se não tem outra opção, aqui na minha cidade eu vejo o descaso das escolas públicas, a queda do ensino e a falta de comprometimento com os professores, existe greve, mas a greve eles fazem pra reivindicar um direito deles, não podemos tirar a razão deles. E isso influência diretamente com a baixa do ensino das instituições públicas.

Como eu disse, sou a favor da diminuição da maioridade pelo motivo que expliquei, mas tenho consciência de que não seria suficiente e também sei que a esperança que coloco nisso será em vão. Posso parecer um pouco contraditório, mas prefiro ser contra minha vontade do que passar por cima da nossa Constituição.

Semper Viri.

" I pray that my enemies are strong and capable, so I don't feel remorse to defeat them."
- Dr. Carlos
Dr. Carlos
Legionário

REPUTAÇÃO : 1553

Mensagem por Mateus Brodowski em 2/4/2015, 14:45

Excelente Carlos.

" Se eu avançar, sigam-me; Se eu recuar, matem-me; Se eu morrer, vinguem-me"

"Lealdade tem dois caminhos: se peço de você, terá de mim". Harvey Specter
Mateus Brodowski
Legionário

REPUTAÇÃO : 1013

Mensagem por YoungWolf em 2/4/2015, 15:53

Atingir o efeito ? Sempre busquei resolver a causa, trato do mesmo jeito este tema, redução da maioridade é maquiar o verdadeiro problema, no caso esta é uma péssima solução a curto prazo pois jovens serão presos, mas crimes ainda não deixaram de existir, a penitenciaria não cumpre sua função, se eu pudesse investir seria é claro na educação, além disso pouco vejo falar sobre família como um dos alicerces da sociedade, muitas famílias estão desestruturadas e a escola não cumpre sua função, empurra o aluno ruim pra longe ao invés de solucionar o problema, o jovem então abandonado sem visão de vida é acolhido pela escola da vida e desacreditado sempre vai buscar o caminho mais fácil.
Então como vemos a solução está em vários pontos a serem trabalhados na sociedade, "A young você fala isso, mas será mesmo que o governo muda ?", muda sim, as pessoas só tem esse paradigma por que estão sempre acostumadas a necessidade de resultados rápidos a sociedade empurra isso para nós todos os dias, "longo prazo ? nem pensar o problema é agora", e dessa maneira vamos procrastinando as medidas realmente efetivas.
YoungWolf

REPUTAÇÃO : 0

Mensagem por Goldie em 2/4/2015, 18:20

Solução não é, mas a curto prazo é uma magnífica ideia ! Hoje esse foi o assunto mais discutido na minha sala da facu, e o que me assustava e me deixava indignado eram as pessoas, mulheres em sua grande maioria, sendo contra usando do péssimo argumento de" só serve pra por negro e pobre na cadeia"!! Evidentemente considero que deva ser para crimes hediondos e não querer fazer um menor se ferrar por coisas bobas e imaturas da idade, porem o menor que mata, estupra , e etc não pode mais ser considerado menor, ao meu ver !
Goldie

REPUTAÇÃO : 23

Mensagem por Johny.B (Nascimento) em 4/4/2015, 10:23

Uma ''criança'' de 16 anos comprou arma de um traficante, foi até um posto, atirou no atendente e pegou todo o dinheiro e foi comprar drogas. Coitada dessa criança não sabia o que estava fazendo.

Bandido bom é bandido na cadeia minha opinião é essa. Essa maldita ''criança'' destruiu 2 familias no minimo, a dele e a da vitima, a partir do momento que foi homem pra cometer um crime tem que ser homem pra pagar o que fez. Se a cadeia vai resolver ou não é outra historia, ai a idade não entra em questão pois todos TODOS la sofrem as mesmas coisas.

Eu não sou um apostador qualquer.
Nunca saio em busca de um trouxa.
Eu procuro um vencedor, e faço dele um trouxa

Meus topicos:
Johny.B (Nascimento)
Tenente

REPUTAÇÃO : 278

Mensagem por ipp em 4/4/2015, 10:34

Não da pra se basear no Tico Santa Cruz, né?? por favor. Ele pode ser um bom "musico", mas só. Esse discurso populista não me convence. Sobre a redução da maioridade penal: Não é a melhor solução, mas é necessário (por enquanto). Continuo com a mesma opinião: Porte de armas, JÁ. O cidadão tem o direito de se defender desses "menores" infratores. #semperviri!
ipp
Sargento

REPUTAÇÃO : 244

Mensagem por mrfelix em 4/4/2015, 17:39

Boa noite senhores, é um prazer imenso fazer parte dessa discussão que é de grande importância para a formação do nosso pensamento e das nossas atitudes.

Pois bem, antes de expor minha opinião sobre o assunto, gostaria de fornecer dois dados estatísticos para o embasamento do que eu penso, assim como feito pelo ilustre Tico Santa Cruz. O Brasil é o 4º país no mundo que mais prende e os crimes cometidos por jovens menores de idade não representam 1% do total.

Sabe-se que onde a representação do Poder é dado por um governo paralelo, os jovens que são aliciados para o fornecimento de drogas são menores de idade. O porquê todos sabem, menor de idade não sofre as medidas das leis como sofrem os que possuem idade igual ou superior a de 18. Caso a diminuição ocorra para 16 anos, o universo de jovens que seriam recrutados para tal função reduziriam, e há de se concordar que um jovem de 16 e 17 anos possuem mais ambições do que um jovem de 15 e 16.
No Brasil ditatorial, onde houve a constante perseguição a políticos esquerdistas, ocorreu a formação das grandes facções criminosas, como o PCC e o CV. O motivo foi a falta de preparo do Governo Brasileiro em separar presos políticos de presos comuns. Colocar o jovem de 16 e 17 anos na cadeia com presos mais perigosos, onde o acesso a informações tais como fornecedores de drogas e de armas, pode ser problema? A única diferença que pode-se perceber é a velocidade em que a informação chegaria ao menor, visto que no mundo digital, o acesso a esse tipo de informação é facilmente encontrada nos meios sociais.

Percebe-se de fato que a intenção do Governo Brasileiro em realizar tais medidas é dificultar a entrada do jovem infrator no crime, mas para que isso aconteça, é necessário, além de aumentar o policiamento em áreas de conflito, aumentar a grade curricular do jovem enquanto cidadão. Se sou a favor da diminuição da maioridade penal? Sem sombra de dúvidas, basta pesquisar que países mais desenvolvidos, como os EUA, praticam intervenções com adolescentes desde os 12 anos de idade. E quem foi que disse que o jovem com 16 e 17 anos não possui discernimento para saber o que é certo e o que é errado?

Fecharei o meu ponto de vista com dois vídeos, um de uma declaração de um Policial e outra de um artista.

-
mrfelix

REPUTAÇÃO : 5

Mensagem por LUCAS MIKE em 4/4/2015, 22:04

Eu concordo com a redução da maioridade penal, portanto que seja para crimes hediondos. Um jovem de 16 anos já tem consciência sobre tais consequências, não devemos passar a mão na cabeça de quem tira a vida de uma pessoa.

- HONOR.RESPECT.DISCIPLINE.
LUCAS MIKE
Soldado

REPUTAÇÃO : 115

Mensagem por Don Casanova em 4/4/2015, 22:22

Vou ser bem resumido:

Sou a favor? Sim.
Vai resolver o totalmente problema? Não.

O melhor seria investir em educação? Sim.
É isso que o governo vai fazer? Não.

Muitos criminosos saíram impunes de crimes hediondos por serem menores de 18 anos? Sim.
Muitos criminosos continuarão a sair impunes por serem menores de 18 agora? Não.

Enfim, vamos ver se com isso os ''dimenó'' comecem a pensar duas vezes antes de cometer algum crime...

Última edição por Don Casanova em 5/4/2015, 17:01, editado 1 vez(es)

''O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo''

"Acredito que na vida tudo é possível, é só uma questão de como''
Don Casanova
Moderador

REPUTAÇÃO : 621

Mensagem por Gustavo Sccp em 5/4/2015, 12:21

Dados:

O índice de reincidência criminal para as pessoas que vão para a fundação casa é de 20%, a cada 10 que comete crime e vai para alguma instituição de reabilitação 2 vão voltar para a vida do crime. No sistema prisional brasileiro o índice é de 70%, 7 em cada 10 que vão preso vão sair e vão continuar na vida do crime...

Sou a favor da redução sim, mas uma coisa que pode ser um problema é as cadeias, as cadeias estão dando conta nem dos presos que já tem, se diminuir a maioridade penal isso pode ser um problema pois o governo não vai querer gastar dinheiro construindo cadeias, porque? Porque brasil é brasil pohha. Acho meio difícil essa lei ser aprovada, muitas coisas vão ir contra ae nesse meio...

Sou machista.
Sim, machista este que vê a mulher virtuosa como única.
Machista este que trabalha dia-dia para adquirir o melhor pra família.
Machista este que não apóia o estupro mas ajuda a punir o estuprador.
Machista este que não meche com mulher na rua, muito menos rasga elogios desnecessários em redes sociais.
Machista este que não apóia o feminismo, e sim uma causa chamada lógica.
Sou machista porque meu gênero e natureza é de macho, e isso não me torna superior a ninguém, e sim me torna homem que segue sua lógica e própria natureza.

Gustavo Sccp
Soldado

REPUTAÇÃO : 197

Mensagem por Dr. Lucas Maia em 5/4/2015, 20:13

Acredito sim que o ideal é a redução da maioridade penal, o que o tico santa cruz expôs é algo que me fez pensar bem, e pra quem não sabe ele é embaixador da onu. O problema não está na idade e sim nos motivos que levam menores e maiores a vida de crimes, se o governo realmente se importasse iria investir num futuro digno para todos, mas só pensam literalmente no próprio bolso.

"FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS DEIXAR DE SER VITIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR O AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTORIA"
Dr. Lucas Maia
Moderador

REPUTAÇÃO : 1244

Mensagem por .GUERREIRO. em 6/4/2015, 16:09

Vou falar, o que falei neste outro tópico http://www.semperviri.com/t3410-8-debate-semanal-maioridade-penal-aos-16-anos-pena-de-morte

Mas, não sei se será totalmente congruente ao debatido aqui.

"Cara, discordo da diminuição porque cadeia não reeduca ninguém, alguém quer ser preso? As cadeias são boas? Não. E mesmo assim a criminalidade não para de crescer, querer comparar nosso País com os EUA ou com frases de americanos como Bill Gates é no mínimo impensado, a pobreza deles é a vida do Chris no todo mundo odeia o chris, e a nossa pobreza? Eu não sou a favor da criminalidade, tampouco dos crimes cometidos pelos menores, mas o maior culpado disso é a desigualdade gritante existente em alguns estados como São Paulo, é fácil falar com um colchão quentinho, cobertor, Pai e Mãe, família boa, etc, etc...

Se coloque na seguinte situação: Um barraco na favela de dois comôdos e 5 irmãos, sua mãe Solteira (pois a maioria ou não tem pais, ou pais alcoolatras) batalhando dia e noite apenas conseguindo emprego de diarista, faxineira ou empregada, e não é porque quis isso pra vida dela, é porque não houveram outras chances (é fácil pegar um exemplo que se deu bem na vida de pobreza e falar que todos podem ser iguais. Nem aqui muitos dos homens conseguem conversar com uma menina mesmo sendo nós que moldamos nosso destino, imagine pra quem sofre e não tem nem tempo de pensar em fazer outra coisa), aí você tá lá na sua casa, recebendo não todo dia em empregos simples por ser pobre ou negro, e quando consegue um ganha um salário mínimo, ver sua mãe sofrendo, sem ter o que comer, o que você faria? Ficaria quietinho no seu canto enquanto os bandidos da sua esquina estão andando de carrões, cheio de mulheres, etc, etc... Ou se revoltaria contra a sociedade em geral e viveria sua vida com sangue no olho?! Aí você sai na rua de chinelinho com prego e ve um playboy de mercedez que ganhou do pai, e tratando como lixo, você vai olhar e pensar? "Nossa como eu queria ter essa oportunidade de ter um pai assim, pena que eu não tenho vou continuar engraxando sapato dos empresários" ou ficar com um puta ódio e querer matar o primeiro playboy que ver na frente?!

Agora falar que 16 anos tem responsabilidade, que 16 anos sabe o que faz, saber até sabe, sabe o que é certo, sabe o que é errado, mas cara eu vi a minha mudança de quando eu tinha 16 anos e como eu sou hoje, nunca fui nenhum bandido, nunca matei e nunca precisei roubar, sempre tive uma vida boa, mas eu vejo que eu tinha uma cabecinha na época, era mais irresponsavel, e todos foram assim, ou vocês nasceram responsáveis e cheio de ideias cravados na cabeça? Nossas ideias mudam, e realmente quando somos mais novos temos ideias mais fracas, um ou outro se salva!

É triste ver que no Brasil cadeia é pobre e negro, vê se os filhos de ricos que tacaram fogo em uma empregada, em um mendigo foram presos? Vê se os filhos de juízes que brigam na balada são presos? Vê se os maconheirinhos das faculdades particulares vão presos? Político então nem se fale. Agora se é um pobre? É tiro porrada e bomba!
O cara rouba milhões dos nossos bolsos e o pessoal vêm se preocupar com maioridade penal porque o muleque roubou um relógio ou celular? Todo mundo se revolta contra os corruptos, mas o ódio só vem dos crimes que são cometidos pelos baixos, o que a maioria dos Brasileiros querem como disse meu professor de penal uma vez "É tirar a pobraiada da rua". A criminalidade alta é fruto dos grandes, dos ricos, dos políticos, eles tem que deixar a população com medo pra que eles possam nos "proteger" do que eles mesmo criaram, em vez de vir com maioridade penal, deveria pensar em erradicar a pobreza extrema, dar dignidade a estas pessoas, educação, casa, comida, empregos todos direitos fundamentais do 5º artigo da constituição que uma parcela significativa da população não tem, que aí sim nem estaríamos tendo este debate.

Mas há casos excepcionais, de doentes, psicopatas, pessoas com oportunidades, drogados que cometem crimes, esses sim não merecem um pingo de pensamento CADEIA NELES!

Flo vlew, semper viri."

"O pensamento é a força criadora.
O amanhã é ilusório, porque ainda não existe.
O hoje é real, é a realidade que você pode interferir.
As oportunidades de mudança, tá no presente.
Não espere o futuro mudar sua vida.
Porque o futuro, será a consequência do presente.
Parasita hoje, um coitado amanhã.
Corrida hoje, vitória amanhã!
Nunca esqueça disso, irmão".

Link: http://www.vagalume.com.br/racionais-mcs/a-vida-e-desafio.html#ixzz3Tdu4AQyZ
.GUERREIRO.
Soldado

REPUTAÇÃO : 48

Mensagem por Geon Tavares em 11/4/2015, 23:48

Sou Favorável.  A medida não é para diminuir a violência. A questão nunca foi essa. É questão moral, uma tentativa de diminuir a impunidade. O Brasil já confia ao jovem de 16 de escolher o futuro da nação através do voto. Uma das maiores responsabilidade que um cidadão pode exercer numa democracia. Por que por ventura, ele não pode ser responsável por seus atos criminais?  Acho completamente válido a redução da maioridade penal para 16 anos. E quando eu me eleger nas próximas eleições. Defenderei isso se o mesmo não tiver sido aprovado até lá.

Geon Tavares
Líder Semper Viri

REPUTAÇÃO : 370

http://www.semperviri.com

Mensagem por Scott Phillips em 12/4/2015, 11:02

Dizem que os adolescentes não tem noção do que fazem, mas isso para mim é a tal da maturidade. Que pra muitos acontecem mais cedo, e pra outros mais tarde. Isto é, tirando as crianças do debate(até uns 12 anos) não é pela idade que se mede a maturidade. A partir do momento que a pessoa já conhece a sociedade onde vive, mediante das regras e obrigações a ser tomadas, já deve ser punida pelo crime cometido. Sou a favor da diminuição da maioridade penal, no mínimo para pessoas com 16 anos. Se fosse eu, já reduziria para 14, pois tenho certeza que esses adolescentes cometem o ato por conta própria, e não por não ter ideia do que estão fazendo.
Scott Phillips
Neófito

REPUTAÇÃO : 13

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: