[DEBATE] Corrupção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DEBATE] Corrupção

Mensagem por Dr. Lucas Maia em 24/4/2015, 09:53

O Brasil esta longe de ser um exemplo de honestidade e os escândalos fiscais são cada vez mais rotineiros. É comum culpar os políticos e dizer que eles são bandidos e coisas do gênero o que não vejo nada de errado.
Porém na campanha eleitoral é comum o cidadão pedir uma "esmola" e acaba sendo corrompido por isso, o que o torna corrupto também porém ninguém assume sua parcela de culpa.  
Tendo essas coisas como base ou até citar mais algumas o que seria necessário para uma mudança "cultural" ou "social" para vermos mudanças no nosso meio politico visando uma maior confiança em nossos representantes e que possamos a enxerga-los como pessoas integras e incorruptíveis.
O que os senhores apontam como causas e soluções a curto e longo prazo para esse "Câncer"?

Última edição por Dr. Lucas Maia em 25/4/2015, 23:53, editado 1 vez(es)

"FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS DEIXAR DE SER VITIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR O AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTORIA"
Dr. Lucas Maia
Moderador

REPUTAÇÃO : 1250

Re: [DEBATE] Corrupção

Mensagem por Mateus Brodowski em 24/4/2015, 10:36

É Lucas, que belo assunto pra se debater, é como você disse no texto, em campanhas eleitorais sempre tem aquele pessoal que pede algo em troca de um voto em tal candidato. Acredito que a corrupção é da cultura do ser humano, todos nascemos corruptos, em algum momento na vida cometemos ou cometeremos algum tipo de corrupção, sendo furando uma fila por exemplo. Gostaria que acabasse com a corrupção, mas...é difícil.

" Se eu avançar, sigam-me; Se eu recuar, matem-me; Se eu morrer, vinguem-me"

"Lealdade tem dois caminhos: se peço de você, terá de mim". Harvey Specter
Mateus Brodowski
Legionário

REPUTAÇÃO : 1016

Mensagem por Johny.B (Nascimento) em 24/4/2015, 18:08

Eu acredito que a politica seja reflexo do povo, se o povo fosse honesto não admitiria tanta corrupção, mas muitos aqui queriam estar la ganhando dinheiro facil sem fazer nada. A solução pra isso eu acredito que seja a educação em primeiro lugar, pois o conhecimento é a maior riqueza do ser humano, mas estamos longe disso, muito longe mesmo, tenho esperança de meus netos terem uma vida e um país melhor.

Eu não sou um apostador qualquer.
Nunca saio em busca de um trouxa.
Eu procuro um vencedor, e faço dele um trouxa

Meus topicos:
Johny.B (Nascimento)
Tenente

REPUTAÇÃO : 278

Mensagem por ipp em 25/4/2015, 20:49

Interessante, Lucas. A corrupção sempre existiu, mas não devemos nos "acostumar" com isso. Como resolver isso?? Para a corrupção dos governantes é simples: Diminua o poder do Estado.
PS: Arrume "debate" por "DEBATE", rsrs. Outra coisa, faça uma pergunta no post. #semperviri!
ipp
Sargento

REPUTAÇÃO : 244

Mensagem por Dr. Lucas Maia em 25/4/2015, 23:53

@ipp escreveu:Interessante, Lucas. A corrupção sempre existiu, mas não devemos nos "acostumar" com isso. Como resolver isso?? Para a corrupção dos governantes é simples: Diminua o poder do Estado.
PS: Arrume "debate" por "DEBATE", rsrs. Outra coisa, faça uma pergunta no post. #semperviri!
Obrigado e feito como sugerido

"FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS DEIXAR DE SER VITIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR O AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTORIA"
Dr. Lucas Maia
Moderador

REPUTAÇÃO : 1250

Mensagem por Don Valentim em 26/4/2015, 09:14

Para todos os corruptos do nosso país, uma 765. hahahah

Mas usando meu lado mais racional, até que as pessoas entendam como o jogo da política funciona, ainda vamos ver muitos escândalos de corrupção por aí. Acho que ter consciência do jogo é a melhor maneira para evitar isso.

"Sinto a fúria de suas palavras, mas não entendo nada do que você diz."

Othello

Don Valentim
Legionário

REPUTAÇÃO : 1052

Mensagem por AKIMBO em 26/4/2015, 22:12

O brasileiro infelizmente nasce condicionado a ser corrupto. Por uma série de fatores...É claro que nem todos seguem por esse caminho, mas infelizmente aqueles que tem o poder concentrado nas mãos são essa escória.
Desde pequenos aprendemos a porra "do jeitinho brasileiro", aquele jeito malandro onde sempre saímos na vantagem, mesmo que isso prejudique outras pessoas. Tudo começa por pequenos atos, seja aquela cola na prova (já colei, não sou hipócrita para negar isso), aquela desculpa esfarrapada para faltar a um trabalho ou compromisso com alguém...e assim vai indo, tornando-se ainda maior quando envolve dinheiro.
Quem escapa dessa matrix totalmente do mal acaba tendo dois caminhos:
-Se você não nasceu em berço de ouro, tem que buscar conhecimento, pois essa é a única riqueza que morre com você...
-Aqueles que não nasceram em berço de ouro e nem buscam o conhecimento, se tornam massa de manobra facilmente corrompível, tendendo a sempre ter uma visão alienada, o que acaba perpetuando aqueles que jamais deveriam ter chegado ao poder em cargos de alta importância.
A solução sem dúvidas é o investimento em massa na educação dos jovens e na reeducação dos brasileiros mais velhos, pois são eles que também se responsabilizam pela construção do conhecimento das gerações mais novas.
E aqui chegamos a outro problema: aqueles que deveriam investir na educação não o fazem, afinal, porque você vai ensinar alguém a pensar e julgar que você não faz o seu trabalho da maneira correta?
É um círculo vicioso, que na minha opinião depende majoritariamente do esforço da sociedade como um todo para mudar, não somente da política.
Resumindo essa é a minha opinião sobre o assunto.
Semper Viri

"Um caminho sem obstáculos não merece ser trilhado"
AKIMBO
Soldado

REPUTAÇÃO : 300

Mensagem por marceloveit em 27/4/2015, 10:43

Existe uma coisa que parece ter perdido o valor com o passar do tempo, HONRA.
O brasileiro não pensa mais nisso, não se importa com isso. Esse é o motivo pelo qual muitos se deixam corromper.
Como o pessoal já citou, a população daqui merece o governo que tem. Porém, não são todos que merecem e aí é que está a injustiça. Os bons pagam pelos erros dos maus.
Existe alguma coisa que essa "parte boa" da população pode fazer pra melhorar o país? Não sei. Eu to com uma vontade muito grande de sair daqui.

Por que não ficar e lutar pela melhora? Olha... é desanimador ver o jeito com que as coisas estão se encaminhando por aqui. Tu tenta te erguer na raça mas o governo vive te atrasando. Tu sai na rua, vai numa praça passear com a namorada/família/amigos e só vê drogado em tudo quanto é canto. Carros com som alto emitindo barulho. Sim barulho, porque aquilo lá não é música! O pior é que todos são jovens, acomodados, sem visão de futuro.
Alguns falam que investir em educação seria a solução, mas será que isso ia adiantar mesmo? Acredito eu que a educação principal vem de casa. É ela que ajuda a formar a personalidade de um indivíduo. De nada adianta uma pessoa formada em "tal coisa" chega no seu trabalho e não tem o mínimo de ética. Já vi muitos advogados roubando dinheiro de forma "malandra", engenheiros desviando custos de projetos, jornalistas manipulando reportagens... enfim, corrupção é o que não falta.
marceloveit
Soldado

REPUTAÇÃO : 49

Mensagem por Capone em 27/4/2015, 16:48

vou até marcar aqui, pra ler quando chegar em casa

-Defina quem você quer ser, então faça o necessário.
-Os escravos servirão.
-O dinheiro é meu pastor e a buceta não me faltará.
Capone
Tenente

REPUTAÇÃO : 335

Mensagem por Eduardo D. em 13/5/2015, 12:59

Considero que a corrupção seja um vírus que atinge pessoas de mente fraca, sem valores e sem princípios dignos de vida. No entanto, criticar apenas o político X ou Y, ou até mesmo a política no modo geral, não vai mudar as coisas. A política muda quando a sociedade muda e a mudança começa por você e por suas atitudes. Um dos defeitos que costumo observar nas pessoas é justamente esse, muitos sabem apenas fazer criticas, inclusive com fundamentos, mas não sabem mudar suas atitudes, não tem a capacidade de parar para um pedestre que está a minutos numa faixa esperando uma brecha para atravessar a rua, entre outras pequenas coisas do dia a dia. Mas o que mais vejo são aqueles que vivem reclamando da impunidade na política - o engraçado aqui é quando a situação se inverte, ai o fato de punir se torna ridículo, exemplo: quando são pegos no bafômetro, abordados pela Polícia, levam multas e o diabo a quatro. Acho uma puta de uma Hipocrisia pessoas assim, não digo que são todas, mas que são muitas, isso são, e o pior é que essas pessoas fazem a cabeça de muita gente. Então finalizo com uma frase muito famosa e que é aparentemente ignorada por muitas pessoas: "Seja a mudança que você quer ver no mundo!"
Eduardo D.

REPUTAÇÃO : 4

Mensagem por Marques em 13/5/2015, 17:42

Então, como você falou nesta introdução ao debate, as pessoas são corruptas( não todas, claro)e querem reclamar que os políticos são. A sugestão mais "simples" e mais eficaz e e sempre será a mudança e investimento massivo na educação . Por que hoje no Brasil, qualquer politico que aparece no cenário é taxado de corrupto, e sabemos que não é bem assim. Entretanto, esta cada vez mais raro ter um cara limpo. Tem uma velha retorica que diz que ... se o cenário é mesmo imundo, TODOS que estão lá dentro, sabem dos escândalos e por isso tem sua parcela de culpa ,logo, todos os políticos são sujos. De fato faz completo sentido, mas se continuarmos a pensar assim, nunca na historia desse pais teremos um pais melhor. E digo mais, e anotem...o Brasil será a maior potencia do mundo ate 2100..temos recursos que nem sonhamos que existam em nosso terreno e os EUA estão de olho aqui no nosso território. Uma mudança drástica na educação , faz com que os políticos terem de ser ou muito mais inteligentes ou limpos, pois o povo iria recorrer sempre. Acho que é isso.

" Se não existe a possibilidade de fracasso,então a vitória é insignificante" By : CDH
" Os maiores sucessos vem dos maiores tropeços " By : Marques
Marques
Tenente

REPUTAÇÃO : 295

Mensagem por Villanova em 13/5/2015, 20:18

1. Moral da história
Há 3 tipos de corrupção: a institucional (cujo remédio você vai ver nestas páginas), a cultural (tratada com políticas de educação) e a moral. Contra esta, não há solução. Se você não vê problema em pequenos gestos ilícitos, como molhara mão de um guarda, não é o Estado que vai convencê-lo do contrário.
2. Comitê de recepção
2 “deuses” comandam o mundo da corrupção. A burocracia (dificulta o acesso aos serviços públicos e abre brechas para os “jeitinhos”) e a impunidade (os corruptos raramente são punidos – o que gera mais corrupção).
3. Preparando o terreno
Exatamente porque há um fator moral – e portanto pessoal – que possibilita a corrupção, é impossível extingui-la da política. Mas dá para diminuir o problema. 3 fatores formam a base de sustentação de uma política honesta: educação (leva tempo, mas garante resultados duradouros), participação popular e Estado atuante.
4. Água suja
A corrupção começa antes de o candidato se eleger. Campanhas realizadas com dinheiro sonegado – o tal caixa 2 – alimentam a sujeira. O candidato recebe uma grana preta de um empresário e, depois de eleito, paga em favores. É o famoso rabo preso.
5. Vazamento
Várias medidas podem inibir o uso de caixa 2. Limitar os gastos dos candidatos e usar financiamento público de campanhas, por exemplo. O problema é que elas não resolvem o problema: o dinheiro sujo sempre encontra um jeito de aparecer.
6. Incentivo extra
Incentivo a doações legais podem ser a solução. O governo poderia oferecer benefícios fiscais aos doadores ou dar uma porcentagem extra de dinheiro público aos candidatos que conseguem doações legais.
7. Justiça única
No Brasil, crimes eleitorais são julgados por tribunais especiais (que julgam apenas questões eleitorais). A distinção leva à corrupção. Como resolver? Usar o Código Penal para todos – candidatos ou não.
8. Escapando da Justiça
Políticos corruptos têm seus nomes encaminhados à Justiça Eleitoral. Em tese, seriam inelegíveis a partir desse momento. Mas os recursos conseguem arrastar o processo por vários anos. Quando são condenados, já passaram por vários mandatos e enriqueceram com nosso dinheiro.
9. Infidelidade partidária
As eleições para o Legislativo são proporcionais (o número de cadeiras que um partido ocupa depende do número total de votos na sigla). No Brasil, o cálculo usa o método D`Hondt, que privilegia o número absoluto de votos que a legenda recebeu e incentiva que candidatos nanicos se filiem a legendas maiores só para pegar carona. O resultado é um Congresso com representantes sem comprometimento com as propostas políticas dos partidos, levando ao troca-troca sem fim de siglas.
10. Equação mais justa
O método usado na Noruega (chamado de Sainte-Langue) considera também o númerode votos individuais dos políticos. Assim, dificulta a eleição de candidatos com votações pouco expressivas.
11. Cadeia neles
Funcionários públicos pegos com a boca na botija – ou, para usar uma metáfora mais atual, com dinheiro na cueca – são investigados como qualquer outro cidadão, o que significa processos lentos e puniçõesque nunca chegam. Umadas soluções seria instituir o rito sumário (quediminui a possibilidade de recursos) para processos de desvio de dinheiro público.
12. Toma lá, dá cá
O poder público é obrigado a abrir licitações para compra de materiais e contratação de serviços. O problema é que elas se tornaram foco de corrupção: empresários são favorecidos nos processos de licitação, em troca de propina. O resultado é o superfaturamento: nós acabamos pagando muito por produtos ou serviços que custam bem menos.
13. Todos na rede
Quando a sociedade toda pode acompanhar as compras do poder público, o risco de fraude é menor. Um jeito de garantir essa transparência é instituir licitações eletrônicas, em que qualquer empresa pode concorrer via internet . Tudo às claras.
14. A justiça tarda...
... e falha. Político preso é artigo raríssimo no Brasil. A imunidade parlamentar e as diversas possibilidades de recursos permitem que mesmo os corruptos escapem das punições.
15. A regra é clara
A lei brasileira já é impecável no quese refere às CPIs. A Constituição diz que o Congresso pode instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito desde que um terço dos parlamentares assine o requerimento.
16. CPIzza
Os regimentos internos da Câmara e do Senado determinam que todos os partidos – inclusive os da base de apoio do governo – indiquem integrantes para a CPI. Os governistas muitas vezes atrasam as indicações, de propósito. Ou seja, a CPI, que deve ser um instrumento da minoria, acaba dependente da vontade da situação. Além disso, acordos internos costumam sepultar as investigações.
17. Pressão popular
Mesmo com todas as entrelinhas das normas internas do Legislativo, a CPI costuma sair diante da pressão da sociedade. A mídia tem função decisiva nesse processo.
18. Quem manda?
O Ministério Público investiga suspeitas de corrupção política. Quando termina um inquérito, submete suas conclusões à Polícia Federal e às polícias estaduais para que os culpados sejam presos. Mas quem manda nas polícias são o presidente (no caso da PF) e os governadores (nos estados).
19. Troca de chefia
Para evitar que as polícias descumpram as decisões do Ministério Público, a solução é radical: transferir o comando delas para o MP, invertendo a ordem das hierarquias.
20. Lama neles
Hoje, estima-se que a corrupção custe cerca de 72 bilhões de reais ao Brasil. É mais do que gastamos com educação e quase o mesmo montante destinado à área da saúde.
21. Um país melhor
Lisura política é sinônimo de desenvolvimento social. A redução de 10% no nível de corrupção poderia aumentar em 50% a renda per capita do brasileiro, num período de 25 anos.

Fonte: http://super.abril.com.br/cotidiano/como-acabar-corrupcao-445892.shtml

Investir em si mesmo é o investimento mais rentável que existe.

Passamos muito tempo buscando o que não temos. Curta cada etapa. A melhor época é aquela que você é ativamente senhor do seu destino.

Villanova CDH
Villanova
Sargento

REPUTAÇÃO : 261

Mensagem por Bruno Merces em 25/5/2015, 10:20

Gosto desse assunto apesar de uma solução ser quase impossível. Acredito no meu pais e gostaria que o povo Brasileiro acreditasse tanto quanto eu. Porem como vc mesmo sitou, a corrupção é um cancer que infecta cada célula que toca. Como melhorar?
O Brasileiro tem que acreditar em si mesmo e parar de de depender das muletas que são os programas "sociais". Temos que cortar a corrupção pela raiz. Como? parar de pegar atalhos! Parar de ser pessoas corruptiveis. não gosto do fato de alguem pensar que o meu caráter tem um valor.bom não muito bem me expressar mas espero ter ajudado.
Bruno Merces
Neófito

REPUTAÇÃO : 19

Mensagem por StarLord em 25/5/2015, 19:01

Para acabar com a corrupção devemos ser exemplos.

Logo a cura não é algo que vai acontecer de uma hora para outra, então é preciso persistir!
StarLord
Major

REPUTAÇÃO : 1367

Mensagem por Bruno Merces em 26/5/2015, 09:23

bom simples assim Jack.
Temos que ser o exemplo desta nação, integro e corretos.
Bruno Merces
Neófito

REPUTAÇÃO : 19

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: