[DEBATE] Empreendedorismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DEBATE] Empreendedorismo

Mensagem por Dr. Lucas Maia em 9/5/2015, 18:18

No mundo atual tem sido mais frequente a troca de informações e a população está cada vez mais decidida a não ter um "patrão", o caminho mais comodo e curto para isso é o concurso publico e existem uma grande minoria pensa em empreender e abrir o próprio negocio, mas nem todos se preparam para isso e muito menos fazem projeto.
O que quero propor com esse debate é descobrir a mentalidade e os motivos diversos que levam nós homens a despertar esse interesse e quais os planos e segmentos a serem seguidos para que possamos expandir nossa mentalidade e descobrir novos projetos.
Diferente dos temas que ja usei este eu quero mais algo como um dialogo e a intenção e surgir novos pensamentos e ideias.
Então tendo isso como tema e esses objetivos o que leva alguém a se tornar um empreendedor e o que o levaria a ter sucesso? qual a formula magica para que isso de certo? e quais os riscos e barreiras alguém pode encontrar?

"FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS DEIXAR DE SER VITIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR O AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTORIA"
Dr. Lucas Maia
Moderador

REPUTAÇÃO : 1242

Re: [DEBATE] Empreendedorismo

Mensagem por Jorge Matheus em 9/5/2015, 19:22

Bem, a primeira coisa que a pessoa deve ter é determinação.
Sem isso você não vai a lugar nemhum, tem que entender que todo investimento tem riscos e você tem que está disposto a correr esses riscos, você não pode ter medo de investir, tem que pensar positivo.
Primeiro você não pode entrar em um ramo que você não conhece tipo: eu sou padeiro e agora que eu sair do meu emprego vou colocar um açougue, você tem que investir em algo que você conhece. Você tem que gostar do que faz
Segundo você tem que fazer uma boa analise sobre seu investimento ex: eu quero abrir meu própio negocio ! você tem que pensar qual seria o lugar se tem concorrência se é perigoso, se naquela região à a necessidade de ter o produto que será comercializado por você.
Você tem que pensar em tudo, tem que se lembrar que o lucro  não vai vim da noite pro dia lembre-se de repor primeiro o dinheiro investido para depois lucrar pense nos imprevistos
No meu caso: eu quero abrir uma empresa de manutenção de computadores, eu tenho que vê qual a necessidade do meu local quem vai querer meus produtos tenho que vê a concorrência tenho que vê o perfil das pessoas da região onde vou abrir meu comércio tenho que vê como as pessoas vão saber dos serviços prestados por minhas empresa, ai já entra a publicidade tenho que saber como vou tratar meus clientes.
Você tem que pensar como um cliente: o que essa empresa tem pra me oferecer, quais os benefícios que vou ter ao contratar essa empresa ao invés da outra?
Quem faz a clientela é você.
Se você trata bem seus clientes faz um preço legal é de confiança tem prazo, resumindo oferece um bom serviço, tenha certeza que o cliente vai voltar e vai falar bem de você para outros
A ''formula magica'' para o sucesso pra mim é você fazer o que gosta e saber fazer analisando os pontos mencionados a cima.
Os riscos como já foi falado é de você não ter o retorno do dinheiro investido, dividas, e algo mais que não me vem a mente agora.
As barreiras?... vai depender do seu ramo!
você sabe que agora o negocio é seu agora você vai ter que cuidar de tudo, talvez você não tenha pleno conhecimento de todas as áreas relacionadas à um empreendimento, na minha opinião essa é a dificuldade.
Só porque você patrão agora não significa que sua vida vai ser  melhor, lembre-se que da muito trabalho manter um negócio mais não é impossível.
Creio que se você fizer tudo certinho será bem sucedido em seu empreendimento
Desculpe se não soube me expressar direito ou se a minha resposta não foi válida a sua resposta, mais dei o meu melhor espero que goste

By: Jorge Matheus
Jorge Matheus

REPUTAÇÃO : 3

Mensagem por Dr. Lucas Maia em 9/5/2015, 20:55

Gostei da sua resposta irmão, a ideia é cada um expressar seu ponto de vista e o aglomerado ajude os outros que responderam, agradeço seu comentario e deixarei para me expressar quando tiver mais respostas como fiz com meus outros debates.

"FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS DEIXAR DE SER VITIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR O AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTORIA"
Dr. Lucas Maia
Moderador

REPUTAÇÃO : 1242

Mensagem por ipp em 9/5/2015, 22:01

Excelente resposta, Jorge. Tô com o livro "Geração de Valor" que explica exatamente essas barreiras, como ser feliz no trabalho, entre outras coisas. Na faculdade eu tenho algumas cadeiras sobre empreendedorismo e estou me empenhando ao máximo. Ser empreendedor neste país é complicado, o governo~estado dificulta sua vida ao máximo, mas isso não deve servir como desculpa, pelo contrário. Temos que nos superar. Já dizia Steve Jobs: "Seu trabalho vai preencher grande parte da sua vida, e a única maneira de ser satisfeito é fazer um bom trabalho. E a única maneira de fazer isso é amando o que se faz." #semperviri!
ipp
Sargento

REPUTAÇÃO : 244

Mensagem por Eduardo D. em 13/5/2015, 10:46

Tudo na vida envolve princípios, e no Empreendedorismo não é diferente! Quem deseja investir deve ter em mente todas as vantagens e desvantagens que seu negócio possa gerar, e para isso deve pesquisar todos os fatores envolvidos. Então, se estiver tudo nos conformes, deve arriscar o investimento, e após ter feito isso não pode parar - deve estar atento a todos os fatores e as mudanças, pois o mercado muda, assim como a sociedade. Tudo é transitório e o empreendedor deve focar muito nisso se não quiser zerar seu fluxo de caixa! E deve-se agir sempre com honestidade, cordialidade e respeito.
Eduardo D.

REPUTAÇÃO : 4

Mensagem por Mateus D2m em 3/6/2015, 21:12

Cara assim, eu penso em ser Empreendedor, e assim você deve ter e mente que seu negocio pode ñ gerar, o que eu vejo muito em minha cidade, uns crescendo rápido demais mais lá na frente acaba quebrando a "CARA". Então assim eu aprendi até agora que você primeiro deve pesquisar o que falta em sua cidade ? e oque pode ser de atração para atingir um publico maior, eu li alguns livros e ainda estou lendo vários artigos, um que eu aconselho e vejo muito exemplos positivos dele é o livro "Virando a própria mesa" é um livro ótimo para quem pensa em Empreender. Eu assim eu estou com vários projeto em minha mente e que um dia eu possa realizar. Sabemos que hj o mercado e publico mudam de interesse constantemente, o futuro patrão deve focar nisso também, atender os gostos de seu publico sempre pensando em inovar o seu estoque.
E como o Sr. Eduardo falou Deve sempre agir com Honestidade e respeito. e coloquem na cabeça pessoas q crescem do nada ou rápido demais acabam quebrando a cara!!!!

______________________________________________________________________________________________________

Embora ninguém possa voltar atrás, e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.

Semper Viri
Mateus D2m
Neófito

REPUTAÇÃO : 43

Mensagem por joker em 5/6/2015, 10:11

Complementado oque foi falado acima, empreender leva algumas características como paciência, pessoas levam quase uma vida para criar um nome de confiança, logo as pessoas mais imediatistas, que querem lucro e poder executivo rápido tem boa chance de se quebrarem.
Flexibilidade, afinal os tempos mudam,as pessoas muda, o mundo muda e os empreendedores devem ter essa postura de evoluírem, como diz o ditado ´Dance conforme a musica`.
E confiabilidade, todo empreendedor deve ter essa postura de ser confiável, afinal é bom contar com aquela marca ou serviço que você sabe que não vai te deixar na mão.

Não importa quão sereno o dia de hoje pode ser, o amanhã é sempre incerto. Não deixe essa realidade assustar você
joker

REPUTAÇÃO : 0

Mensagem por Charis D'Cruz em 5/6/2015, 15:25

@ipp escreveu:Excelente resposta, Jorge. Tô com o livro "Geração de Valor" que explica exatamente essas barreiras, como ser feliz no trabalho, entre outras coisas. Na faculdade eu tenho algumas cadeiras sobre empreendedorismo e estou me empenhando ao máximo. Ser empreendedor neste país é complicado, o governo~estado dificulta sua vida ao máximo, mas isso não deve servir como desculpa, pelo contrário. Temos que nos superar. Já dizia Steve Jobs: "Seu trabalho vai preencher grande parte da sua vida, e a única maneira de ser satisfeito é fazer um bom trabalho. E a única maneira de fazer isso é amando o que se faz." #semperviri!

Gostei do seu comentário Ipp !
Por que acha que ser empreendedor no Brasil é complicado e por quê acha que eles dificultam nossas vidas ?
Tenho a mesma opinião mas quero saber de você o que você pensa a respeito.

Charis D'Cruz
Lupino

REPUTAÇÃO : 270

http://charisdcruz.blogspot.com/

Mensagem por Capone em 6/6/2015, 21:30

Antes de mais nada devemos saber o que é o sucesso?

Pra mim nada mais é do que cair e se levantar sem ficar choramingando pelos cantos, estar preparado para os empasses da vida e entender que você não tem que lutar em todas as guerras, mas sim ser maleável pensando no médio/longo prazo pra atingir os teus objetivos.

Com base nos empreendimentos que tenho digo uma coisa, quer que algo dê certo? Simplesmente faça! Palavras motivacionais e fórmulas mirabolantes existem em todos os lugares (vende-se muito isso). Dê a cara a tapa, mas não vá sair por aí querendo fazer algo que você não tem a mínima noção de como funciona, aconselho que faça uma análise minuciosa a respeito do negócio que pretende investir, a partir daí, coloque a cara a tapa.

Questão de riscos e barreiras isso está muito intrínseco a sociedade a qual a pessoa faça parte. Vivemos em um mundo onde demoniza o erro e supervaloriza o acerto, como vou acertar algo que nunca tentei? Eu não acredito muito nesses conceitos de acerto/erro, mas sim em respostas. Tudo que você faz na vida o universo emite uma resposta curto/médio/longo prazo. Pensar o fora da caixa nessa sociedade "padrão" sempre irá ouvir comentários bons e ruins, mas sinceramente?! Não dou a mínima, quem está ficando rico sou eu Razz

-Defina quem você quer ser, então faça o necessário.
-Os escravos servirão.
-O dinheiro é meu pastor e a buceta não me faltará.
Capone
Tenente

REPUTAÇÃO : 336

Mensagem por Don Valentim em 7/6/2015, 08:11

rsrsrssrsrs Não sei porque, quando li algumas das respostas, acabei tendo essa reação, RISOS.

Porque os risos: Nenhum livro vai dizer tudo para você, os livros que percebo eles te ensinam a não esbarrar nas montanhas pelo caminho, mas a maioria não diz que tropeça nas pequenas pedras do caminho. Ótima resposta do Jorge. Agora quanto ao porque empreender, bem, vai do meu próprio ser, eu não me contento com pouco, e se eu sei que tenho capacidade para ter o mundo, porque não batalhar por isso?

"Sinto a fúria de suas palavras, mas não entendo nada do que você diz."

Othello

Don Valentim
Legionário

REPUTAÇÃO : 1045

Mensagem por Capone em 7/6/2015, 12:06

Chororo demais e atitude de menos.

De qualquer forma, quem fica nas teorias sempre irá abror portas para quem está indo na prática.

-Os escravos servirão.
Capone
Tenente

Mensagem por Capone em 8/6/2015, 20:56

Pras pessoas que estão montando um negócio, a pergunta que insiste em não calar:

O que vocês estão fazendo?

-Os escravos servirão.
Capone
Tenente

Mensagem por jon jones em 22/11/2015, 09:36

Bom,com um dos itens mais importantes para que um bom negocio de certo é planejamento.A persistência também é chave para que um negocio possa ter frutos,já vi muitas historias de sucesso,que tiveram tal resultado,devido a inumeras tentativas mal sucedidas.Não sei se esta historia já foi inserida no fórum,se sim,sempre é bom relembrar:

Quantas vezes você se sentiu fracassado? Quantas vezes você sentiu vontade de jogar tudo pro alto, de desistir de tudo? Com certeza, Soichiro Honda, desconhecia a palavra fracasso, e a persistencia foi a chave do seu sucesso.

Apesar de todas as adversidades que encontrou em seu caminho, ele se tornou dono de um grande império, uma das maiores fábricas de autos, a Honda. Soichiro Honda é com certeza, grande exemplo de superação. Aliás, muitas das grandes empresas japonesas, nasceram em galpões em um fundo de quintal.
Muitas empresas como a Honda, viram suas empresas serem destruídas por causa da guerra, incêndios e desastres naturais de todo tipo. Mas mesmo assim, passaram por cima das dificuldades e foram vitoriosos, construindo uma trajetória de sucesso.

Ao conhecer sua história, com certeza, você aprenderá uma grande lição de vida. E se conseguir implantar a persistência e o não comodismo de Soichiro Honda em sua vida, com certeza, desde já mostrará que é um grande vencedor.

Aos 8 anos, já havia construido uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”! Aos 16 anos, Honda vai para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica , e poucos anos mais tarde, volta para Hamamatsu e abre a sua própria oficina.
Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da própria esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.

Sr.Honda desiste? Não! Volta a escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o tachavam de “visionário“.

Sr.Honda fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.

Sr.Honda se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica mas, um terremoto novamente a arrasa.

Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.

Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor a sua bicicleta e sai as ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas“. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria.

soichiro_ciclomotor_2

Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.

Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando e sempre colocar a culpa no destino, pare já com isso! O que sabemos é uma gota d’água. O que ignoramos é um oceano. Siga o exemplo de Soichiro Honda!
jon jones
Neófito

REPUTAÇÃO : 19

Mensagem por Richard em 23/11/2015, 04:37

Semper Viri,

Sou a favor do empreendedorismo, pois isso é que move o mundo, pensar fora da caixa, pensar com criatividade, sair do comodismo, parar de vender seu tempo para os outros e começar a vender seu próprio produto ou serviço.

Seja admirado ao invés de apenas visto.
Richard
Soldado

REPUTAÇÃO : 147

Mensagem por Johny.B (Nascimento) em 24/11/2015, 09:14

Hoje li uma frase no jornal, os homens sensatos se adaptam ao mundo, os homens insensatos tentam adaptar o mundo a eles.
Nos empreendedores somos insesatos pois estamos sempre mudando o mundo a nossa maneira e não temos barreiras.

Eu não sou um apostador qualquer.
Nunca saio em busca de um trouxa.
Eu procuro um vencedor, e faço dele um trouxa

Meus topicos:
Johny.B (Nascimento)
Tenente

REPUTAÇÃO : 277

Mensagem por WellViri em 28/11/2015, 20:09

Já dizia o grande Raul Seixas:
"Tente, tente... Levante sua mão sedenta e recomece a andar."

Empreender é uma coisa complicada. Mas temos duas opções: Realizar um sonho (se for o seu), ou morrer no comodismo.

Eu não tenho Sonhos, eu tenho Objetivos!
WellViri

Mensagem por Drope em 28/11/2015, 20:30

Empreendedorismo é show, porém cuidado, digo isso por experiência própria, fiquei um ano empreendendo, no ramo da informática junto com três sócios, "brothers" porém na época que começou a cair dinheiro, começou as brigas, aquele velho ditado, amigos amigos negócios a parte, aí me desliguei pois não estava conciliando o empreendimento com meu outro trabalho e a faculdade, erro meu pois tentei abraçar tudo sem poder, mas aprendi muito, porém foi no momento errado, quem sabe mais pra frente...
Drope
Soldado

REPUTAÇÃO : 113

Mensagem por AndreLuiz em 5/1/2016, 10:16

Estou sem muito tempo pra ler sobre tudo que vocês comentaram, por enquanto, vou apenas deixar aqui algumas recomendações. Se falar em empreendedorismo, apenas busquem para ouvir alguns episódios do podcast "NERDCAST"

NerdCast Empreendedor do 01 ao 12 (Referente á 2015, agora em 2016 terão mais)

Nerdcast's "Expresso Empreendedor do 01 ao 05. São lançados sem data fixa, o nerdcast sai a cada sexta, alguns deles falam de empreendedorismo, TODOS eu sempre escuto uma vez no ano por quê contam a história de muita galera foda, recomendo começarem pelo Expresso Empreendedor 04, que fala do Flavio Augusto, e depois podem pegar do NC Empreendedor 01 ao 12.

Semper Viri!

"Don't Tell Me What I Can't Do" - Jhon Locke
AndreLuiz
Neófito

REPUTAÇÃO : 45

Mensagem por LucasElder em 6/1/2016, 07:42

Primeira postagem que respondo aqui! (me tornei membro do fórum ontem. hehe)

Cara, acredito que todo mundo tenha uma vontade reprimida de ter o seu próprio negócio, ser patrão de si mesmo.
Mas como tal caminho é árduo, muitos ficam perdidos, não sabem por onde começar e especialmente no Brasil, é um processo bem burocrático que faz qualquer um perder a cabeça. Fora a disciplina, organização e MUITA força de vontade.

Logo, como alguns não fazem ideia de como começar, acabam se conformando de trabalhar para alguém, seja para obter aprendizado ou simplesmente por se sentir mais à vontade assim.
Vale lembrar também que não tem nada de errado nisso não, não tô zoando ninguém por trabalhar "pros outros", pois a empresa pode ser boa, o patrão pode te respeitar, dar benefícios, enfim... cada caso é um caso.

No mais, é isso.

Semper Viri, irmãos!
LucasElder

REPUTAÇÃO : 1

https://www.youtube.com/user/LMaster6666?sub_confirmation=1

Mensagem por Lucas Cunha em 20/1/2016, 17:31

Boa noite irmãos.

Meu pai tem uma pequena empresa no ramo de comunicação visual (adesivos, faixas, placas, banners) porém estamos com muita dificuldade e ele só consegue sustentar a família, quero dizer que não sobra dinheiro para viagens e nem mesmo para melhorar a estrutura, já que ele trabalha em casa.

Eu queria muito dar continuidade a essa empresa e faze-la crescer e ajudar meus pais. Ainda não conversei com ele sobre isso mas essa é minha intenção.
Porém estou estudando possibilidades do que fazer de imediato, já que se eu iniciar agora não vou ter renda, como eu disse ele está mal sustentando a casa.

No fim do ano vou tentar uma faculdade de publicidade e marketing e no momento to fazendo um curso online do senai de empreendedorismo. Creio que eu possa ter novas ideias para essa empresa crescer e se tornar uma grande empresa. Mas para isso tirei hoje minha bunda da cama e me matriculei no curso, e já estou estudando para o ENEM. É só um começo do meu desafio.

Abraços, semper viri.
Lucas Cunha

REPUTAÇÃO : 1

Mensagem por Fabio. em 21/1/2016, 08:20

Eu li alguns textos acima, e gostaria de deixar minha contribuição.
Estou me formando em Sistemas de informação, e se tem algo que é teclado em todas as aulas é a famosa "StartUp", "Canvas" e modelos de negócios.
Aconselho a quem esta querendo entrar no mundo do empreendedorismo, estudar um canvas, e fazer um canvas bem feito.
O que é um CANVAS?
O Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.
O canvas é o alicerce do seu projeto, e se você quiser empreender precisa dominar essa técnica. Um canvas contem nove blocos, esses novos blocos são preenchidos com pesquisas minuciosas, são eles:

Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes.
Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

Essa é a estrutura de um CANVAS:

E esses são os campos que devem ser preenchidos com suas pesquisas, seus brainstorms. Preencha-os com post-it coloridos, assim ira saber separar as prioridades.

Eu aconselho fortemente que leiam dois livros excelentes para esse segmento, são eles:
Business Model Generation e Startup: Manual do Empreendedor

Semper Viri

Prazer, sou Fabio P. Wencevoski.
Músico, programador, Membro desde 25/11/2014. Curitiba-PR. Tenho como hobby a ciência, astronomia, astrobiologia, cosmologia e divulgação cientifica.
Sou dono de uma página de divulgação cientifica que conta com mais de 1.000 likes  Arrow Astromaníacos .

Livro favorito O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan.
Estou iniciando um novo projeto com uma page de desenvolvimento masculino  Arrow Homens de Respeito .

Toda ajuda é bem vinda!

"Comemore suas vitórias mesmo quando são pequenas."
Fabio.
Soldado

REPUTAÇÃO : 69

Mensagem por ToniOliver em 26/7/2016, 02:11

Bom eu tô tendo meus Planos de empreender por agora pois meu avô tem uma empresa de Placas 
e quero ter a minha própria futuramente e tambem como faço faculdade de fisioterapia futuramente, abrir minha clínica
e esse Livro ``Geração de Valor`` qual o nome do Autor ,ipp?
Obg e #SemperViri
ToniOliver
Soldado

REPUTAÇÃO : 12

Mensagem por Richard em 4/8/2016, 08:50

Semper Viri,

Melhor que vender sua hora de trabalho, é vender teu próprio produto/serviço. Isso é empreender: Solucionar problemas da sociedade e vendê-lo. É óbvio que a sociedade te ensinará a trabalhar o resto da vida para que no fim dos seus dias viver de uma mixaria do governo chamado "aposentadoria". Mas quem decide empreender não se aposenta pois com ele tem um propósito ao abrir um negócio.

Empreendedor é um 'rebelde com causa'. Vai contra a boiada, em meio as críticas da sociedade, em meio a burocracia. Fato é que o brasileiro se acostumou a ser empregado do governo e não sabem que empreender também é um caminho, concurso público não é o único caminho para sucesso, se é que concurso público possa ser encarado como tal.

Empreendedorismo move o mundo, nossa vida pode ser muito mais do que uma simples carteira assinada!

Seja admirado ao invés de apenas visto.
Richard
Soldado

REPUTAÇÃO : 147

Mensagem por Dhouglas em 9/11/2016, 01:50

Boa noite/dia confrades.

Em minha humilde opinião não existe uma "fórmula mágica" para o empreendedor ter sucesso em sua empreitada. Em minha visão, um empreendedor é um homem/mulher que estudou muito sobre sua área, seja ela um produto físico ou um serviço a ser prestado.

Tendo esse conhecimento (reconhecido por diploma ou não) ele arrisca, arrisca e arrisca até acertar. Obviamente cada um tem ou pode adquirir o espirito empreendedor, bastar mostrar principalmente interesse em fazer seu negócio acontecer, esse é o primeiro passo, o primeiro pilar, o primeiro degrau para se atingir seu empreendimento. 

O empreendedor também deve ficar ligado no público em que seu negócio irá atingir, isso são noções básicas de vendas, pois, querendo ou não ele irá vender algo, seja a empresa para o cliente, como também a prospecção de funcionários para trabalhar para a mesma. 

Idea
Ele deve estar atento a economia do País
Deve estar atento onde irá estacionar sua Empresa (Endereço, local)
Deve correr riscos calculados
Deve conhecer o produto da concorrência e ter ciência que o cliente sempre, SEMPRE procurará o melhor produto, seja em custo, localidade ou até mesmo se o local da Empresa há vagas de estacionamento. Idea

Então, para concluir resumidamente, o empreendedorismo claramente não é para qualquer um. É algo que deve-se ter vocação. Porém não me refiro muito no quesito de estudo e tal. Me refiro no quesito "dom" pra coisa mesmo. Obviamente que o empreendedor deve sempre estar melhorando, seja na parte de ensino como também na parte profissional. Pois, querendo ou não ele será visto como um mártir por seus funcionários ou quiçá até mesmo pelos seus clientes. 

Há um boato, não sei onde li ou se me falaram isso. Mas, dizem o empreendedor quando vai  iniciar um negócio (DO ZERO) ele não tem um lucro expressivo nos primeiros 6 meses, muito pelo contrário, ele mais gasta do que vende, então se você olhar todos os fatores acima mencionados e após esses 6 meses ainda estiver empurrando seu empreendimento aos trancos e barrancos, alguma coisa está errada e deve ser analisada e corrigida. 

#Semper Viri 
#OSS

Minhas frases:

@Dhouglas escreveu:
Lamentar só serve para uma coisa; Te puxar para um abismo sem escadas. - Dhouglas
A persistência tem duas tendências: A primeira é a burrice. A segunda é o sucesso. - Dhouglas
Honra não é apenas uma palavra. É um dever de cada homem possuir tal valor. - Dhouglas
O maior super-poder do ser humano sempre será pensar. - Dhouglas
Perfeição é fazer o seu melhor de uma maneira bem feita. - Dhouglas
Um homem simples. Usa o que têm para algo extraordinário. - Dhouglas

Dhouglas

REPUTAÇÃO : 7

Mensagem por Carloscfb em 24/3/2017, 16:57

Semper Viri

Uma alternativa para empreender, que vejo hoje (e faço) é se associar a uma empresa de Marketing Multinível que seja séria. O Ministério Publico elaborou uma cartilha apresentando as diferenças de uma empresa de MMN de uma pirâmide financeira (abaixo segue o linl), e acessar o site da ABVED (Associação Brasileira de Vendas Diretas) que lá tem uma lista de empresas sérias. Tenho desenvolvido e estou satisfeito.

Link da Cartilha 
http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr2/publicacoes/cartilhas/guia-pratico-piramides-financeiras

Semper Viri!
Carloscfb

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: