[DEBATE] Ajudar o Próximo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DEBATE] Ajudar o Próximo

Mensagem por Dr. Lucas Maia em 16/5/2015, 15:31

Ao assistir este video abaixo me peguei pensativo sobre as atitudes da sociedade em relação a "ajudar" o próximo. Claro que essa atitude dos policiais foram dignas de todas as honras possíveis e que nada justifica o crime porém isso nos faz pensar na vida. Sobre ajudar o próximo de uma forma geral como cada um enxerga isso e como podemos fazer nossa parte para uma sociedade melhor visando que o ato de ajudar nos faz crescer como pessoas e como seres humanos de uma forma que jamais outra coisa vai nos fazer crescer. Porém existem pessoas que se aproveitam da boa vontade para viver na mordomia.

Ampliando o tema para algo bem mais grande. Como podemos enxergar as "esmolas" que o governo e que nós mesmo distribuímos ao longo da vida e a maneira correta de se fazer isso para evitar que pessoas que não mereçam recebam esta ajuda? Qual o beneficio que ganhamos com isso sendo que nunca teremos retorno financeiro para isso. Qual a diferença da esmola do governo para a que nós mesmos damos ao longo de nossas vidas como descrita pelo nosso irmão Daniel no link abaixo. Peço que leiam o link do tópico que vos deixo que li no inicio do fórum.

http://www.semperviri.com/t1108p15-o-chinelo#64765

"FELIZ NÃO É TER UMA VIDA PERFEITA, MAS DEIXAR DE SER VITIMA DOS PROBLEMAS E SE TORNAR O AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTORIA"
Dr. Lucas Maia
Moderador

REPUTAÇÃO : 1250

Re: [DEBATE] Ajudar o Próximo

Mensagem por Villanova em 16/5/2015, 16:05

Vai de cada um. Tenho um amigo que não é adepto. Eu faço questão de ajudar sempre que posso pois tenho como exemplo o meu pai que sempre procurou ajudar. Comprávamos cestas básicas para uma família humilde de um rapaz que tinha sido todo queimado.
Quando estou em uma lanchonete e tem algum morador de rua por perto, quando posso compro um lanche para ele.

Não faço por capricho, mas porque eu sinto necessidade. E não há prazer melhor que esse. Até quando dou 5 conto para pinga do dia kkkk.
Há várias formas de compartilharmos o bem. As vezes um sorriso e um brincadeira inesperada muda totalmente o dia da pessoa.

Todavia foi como eu disse, cada um é cada um.

Eu, tenho certeza que atos de bondade edificam o homem.  Smile

"mas ser um Alpha também é se importar com o próximo, e transformar o mundo num lugar melhor para se viver.  Nós que temos valores temos obrigação e dever de ajudar a quem precisa que seja com algo que seja com uma palavra. "

O Texto do Chinelo é Fantástico! Obrigado por nos relembrar, abração!

Investir em si mesmo é o investimento mais rentável que existe.

Passamos muito tempo buscando o que não temos. Curta cada etapa. A melhor época é aquela que você é ativamente senhor do seu destino.

Villanova CDH
Villanova
Sargento

REPUTAÇÃO : 261

Mensagem por ipp em 16/5/2015, 20:17

Excelente, maia. Ajudar o próximo não deve ser obrigação, como disse o Villa: "Vai de cada um". Simples assim. Falando por mim, sempre gostei de ajudar. Eu faço isso pra me sentir bem comigo mesmo, não para mostrar aos outros. Não vivo de aparências.  #semperviri!
ipp
Sargento

REPUTAÇÃO : 244

Mensagem por Bruno Matheus em 16/5/2015, 21:23

Eu tento imaginar que isso é somente uma ajuda e que um pouco de dinheiro ou pena não vai fazer a pessoa sair daquela situação, mas aquilo pode ser o ponto para uma mudança. Mudança essa que dependera em maioria da pessoa que recebe a ajuda. O que ganhamos? Nada, o ato de ajuda não deve ser feito esperando recompensas e nem reconhecimentos. Pois a recompensa estará na nossa alma, na experiência do dia e no aprendizado que adquirimos. O governo ajuda um ou outro e nós ajudamos a quem nos interessa.

meus tópicos Cool:
Minha citação:
"As adversidades que enfrentamos no passado, são necessárias para nosso amadurecimento no futuro.– G.Valentim"
"Não me desencorajo, porque cada tentativa errada descartada é outro passo à frente - Thomas Edison"
Bruno Matheus
Tenente

REPUTAÇÃO : 203

Mensagem por rudafm em 18/5/2015, 14:36

Vai tudo da intenção. Eu gosto de ajudar, e simplesmente por ajudar mesmo, sem objetivo de receber algo em troca seja na hora ou futuramente.
Já no aspecto do governo ali que tu citou, infelizmente, muitas das manobras de governo hoje em dia ajudam SIM as pessoas, mas unica e exclusivamente em troca de votos ou algo do gênero. Se é essa a intenção por trás (ser generoso BUSCANDO gratificação), pra mim isso já destrói por completo toda e qualquer 'boa ação'.

Nesse cenário não seria boa ação, e sim uma troca de favores.

"Carry yourself in a respectable way."
rudafm
Soldado

REPUTAÇÃO : 96

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: