[RELATO] Discriminação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[RELATO] Discriminação

Mensagem por StarLord em 10/10/2015, 00:08

Senhores.
Tenho um relato de uma situação que me decepcionou muito e queria desabafar aqui. Algo que está entre nós e nossa sociedade e parece que não muda.

O PRECONCEITO.

Hoje estive no SINE (Sistema Nacional de Emprego) para resolver uns assuntos de minha rescisão de contrato e me deparo com vários imigrantes haitianos na sala. Quando os vejo os cumprimento, e sou cumprimentado por eles me sento e espero na fila enquanto os dois funcionários do SINE atendem um casal de imigrantes que estavam tentando refazer um documento perdido por eles. Esses imigrantes não falam português, e os atendentes não falavam inglês, era uma confusão la na sala. Depois de uns momentos eles se entenderam e aconselharam o casal a refazer os documentos no local adequado.

Eles saíram e sou chamado logo após eles saírem, entro lá me sento e explico minha situação, a atendente começa a solucionar meu problema enquanto comenta com o seu colega de trabalho o quanto “esses caras fediam” e o quanto eram desastrados, chega uma terceira funcionaria e diz para ligarem o ar condicionado pois não suportava o “cheiro de asa” dos haitianos, ela abre a janela e comenta que estava pior que o cheiro de ração que vinha do frigorifico próximo das instalações do SINE.

Quando essa terceira funcionaria saiu, a mulher que me atendia comenta que deveria mandar a Dilma para o Haiti ao invés de trazer “esses pretos pra cá” e deixar o pessoal daqui correndo risco de levar “faconadas” deles...

Cara, me senti envergonhado de presenciar aquilo, e isso me faz pensar no quanto ainda nossa sociedade é preconceituosa com as diferenças de seu povo.
Não sei se vocês estão acompanhando as noticias sobre os refugiados sírios, eu acompanhava isso de fora, mas ao presenciar a cena lamentável de hoje me pergunto o quanto é difícil para alguém que deixou tudo para trás e sai em busca de condições melhores num lugar completamente hostil. Além de sofrerem com a falta de trabalho, moradia, língua e adaptação, acabam sofrendo discriminação por sua cor, credo e cultura.
StarLord
Major

REPUTAÇÃO : 1354

Re: [RELATO] Discriminação

Mensagem por Dr. Carlos em 10/10/2015, 00:31

Sabe, quando presencio ou fico sabendo de lastimas como essa, me pergunto se o mundo realmente soube evoluir com o passar do tempo. Cara, fico tão puto com esse tipo de coisa, que minha reação ideal seria reagir com agressão ao preconceituoso, porém, como nosso sistema de justiça é uma "beleza", me pergunto novamente se após tal atitude, quem estaria atrás das grades, eu ou ele?

Semper Viri.

" I pray that my enemies are strong and capable, so I don't feel remorse to defeat them."
- Dr. Carlos
Dr. Carlos
Legionário

REPUTAÇÃO : 1558

Mensagem por StarLord em 10/10/2015, 00:47

Dr. Carlos escreveu:Sabe, quando presencio ou fico sabendo de lastimas como essa, me pergunto se o mundo realmente soube evoluir com o passar do tempo. Cara, fico tão puto com esse tipo de coisa, que minha reação ideal seria reagir com agressão ao preconceituoso, porém, como nosso sistema de justiça é uma "beleza", me pergunto novamente se após tal atitude, quem estaria atrás das grades, eu ou ele?

Semper Viri.

Pois é Dr. Carlos, minha indignação tava evidente, junto de meu descontentamento. porém eu dependia do trabalho daquela mulher e me acovardei por medo de ela me prejudicar...
StarLord
Major

REPUTAÇÃO : 1354

Mensagem por Marques em 10/10/2015, 07:57

Realmente é lamentável, eu presencio todos os dias outro tipo de preconceito. Eu sou um cara negro, com todo orgulho possível da minha cor, não há forma de me envergonhar. Todos os dias que estou voltando a noite da rua, das 2 uma : Ou a pessoa muda de esquina só para não passar por mim, ou a pessoa vira a bolsa,objeto em mãos e me olha com uma cara fechada. Da tanta raiva, da vontade de chegar pra pessoa e falar :" Meu parceiro, eu não vou te roubar simplesmente por eu ser negro " , ou sentar a mão, namoral...quanta raiva. É complicado irmãos, mas o caso dos haitianos e refugiados realmente é foda, os caras não falam a língua e ainda tem que se virar aqui, talvez até sem família por que foi morta em guerra

" Se não existe a possibilidade de fracasso,então a vitória é insignificante" By : CDH
" Os maiores sucessos vem dos maiores tropeços " By : Marques
Marques
Tenente

REPUTAÇÃO : 294

Mensagem por brigadeiro em 10/10/2015, 08:35

A sociedade de hoje é super individualista e preconceituosa. É uma barreira que todos criaram, onde coisas como falar mal de gente que não é do país e apoiar isso são valorizadas. Eu não sei qual reação eu teria se escutasse essas asneiras. Mas teria o prazer se soubesse que não precisaria mais voltar a esse estabelecimento de (gente) bostas que julgam por cheiro, origem e raça...

Marques escreveu:Realmente é lamentável, eu presencio todos os dias outro tipo de preconceito. Eu sou um cara negro, com todo orgulho possível da minha cor, não há forma de me envergonhar. Todos os dias que estou voltando a noite da rua, das 2 uma : Ou a pessoa muda de esquina só para não passar por mim, ou a pessoa vira a bolsa,objeto em mãos e me olha com uma cara fechada. Da tanta raiva, da vontade de chegar pra pessoa e falar :" Meu parceiro, eu não vou te roubar simplesmente por eu ser negro " , ou sentar a mão, namoral...quanta raiva. É complicado irmãos, mas o caso dos haitianos e refugiados realmente é foda, os caras não falam a língua e ainda tem que se virar aqui, talvez até sem família por que foi morta em guerra

Marques, eu imagino como é sua raiva com isso, mas tem que ser muito frio nessas horas. Eu te digo que sou muuuuuito mal encarado na rua (minhas olheiras fazem eu parecer um guaxinim assaltante kkk). E eu prefiro assim mesmo (Sou maquiavélico quando se trata de evitar roubos,assaltos na rua - Antes ser temido do que amado). Perdi a conta de vezes de pessoas que atravessaram a rua por me ver chegando, eu apenas rio da cena e sigo tranquilo. Já me aconteceu de na meia noite eu de capuz cruzar numa rua sem iluminaçao com outro maluco de capuz (nunca saberei até hoje se ele ia me assaltar ou não, mas manter a cara feia ajuda nessas horas kk). Aprendi a utilizar esse "preconceito" das pessoas na rua pra manter minha segurança. Prefiro 100x caminhar com todos se afastando de mim a ter que ver várias pessoas passando por mim e me olhando com cara tranquila.
brigadeiro
Sargento

REPUTAÇÃO : 187

http://www.instagram.com/gabrielkob

Mensagem por Marques em 10/10/2015, 10:16

Eu também confesso que não tenho as melhores caras sempre e já escapei de muito assalto, tanto é que com 19 anos de vida NUNCA fui assaltado nem abordado hahaha É isso ae brigadeiro, utilizar o que temos.

" Se não existe a possibilidade de fracasso,então a vitória é insignificante" By : CDH
" Os maiores sucessos vem dos maiores tropeços " By : Marques
Marques
Tenente

REPUTAÇÃO : 294

Mensagem por Jean Lopes em 10/10/2015, 11:28

Entendo muito bem sua indignação, ano passado presenciei uma cena que me deixou frustado, semelhante a sua, mas envolvendo estudantes de duas Universidades distintas. Estava de saco cheio de ouvir tudo aquilo, até que, discuti com um amigo. É melhor perder uma amizade, do que aceitar essas coisas erradas.

O preço da liberdade é alto, sempre foi.
Jean Lopes
Soldado

REPUTAÇÃO : 88

Mensagem por Abreu em 13/10/2015, 13:04

Realmente nos faz pensar,rever conceitos e olhar para trás.500 anos de Brasil e o que mudou!?a ideia de que alguém é inferior por causa de sua raça,religião ou nacionalidade é totalmente retorcida.As pessoas que assim agem apenas comprovam a sua ignorância,escondem seus pertences de um homem negro mas confiam seus bens á políticos,os verdadeiros ladrões.Sinto não poder acompanhar a história dos imigrantes,confesso nãos estar dando devida atenção á este povo devido a problemas que vem chegado consecutivamente.

“A necessidade não conhece leis.”
- ...
Abreu
Soldado

REPUTAÇÃO : 117

Mensagem por Fabio Rosario em 15/10/2015, 17:57

Senhores :

Caso recente  aconteceu  comigo  o mesmo  que o  Marques,  sou negro , quase 1,90 de altura e  careca e não sou de  muitos sorriso  com quem não conheço  estava entrando na rua onde  trabalho  uma  rua  residencial mais  com  pouco  movimento e  quando apontei  na  esquina  uma  moça na faixa  dos  20/25 anos, branca ,cabelos castanhos na altura dos ombros e  até  bonita apertou  o passo  se  agarrou  com a bolsa  e  andou o mais  rápido  que podia .  Eu nem me  abalei continue  tranquilo caminhando  o mais  engraçado  era  ver  o  susto da moça pois  eu ia na mesma direção  que  ela .  Ela  tocou o interfone do prédio ( onde  eu  trabalho por  coincidência ) e foi para  o setor de  triagem  para ser  atendida,  o  local é um órgão público  e  eu  cheguei saudei  a minha galera  como  sempre  faço e  fui  para  a minha  mesa para atender o  público.  Adivinhe que  foi  encaminhada para ser atendida por mim????
Mesmo  com  muita  raiva fiz  o melhor  atendimento  possível  e  ela  ficou  super sem graça vermelha de vergonha  sem saber onde  enfiar a cara.

Marques  entendo você  cara  sei muito bem como é isso.

Sempre parece impossível, até ser feito.
Fabio Rosario
Sargento

REPUTAÇÃO : 52

Mensagem por Bruno Garcia em 17/10/2015, 08:28

Como pode ainda existir pessoas com esse nível depois de tantas guerras e história? Ainda mais aqui no Brasil, onde houve uma época de escravidão "maligna". Não sei o que seria isso viu? Talvez esteja errado, mas isso é a falha mais grave que vejo nesse país: falta de instrução, ou melhor dizendo, falta de "educação".

A palavra preconceito, como a própria diz, é um conceito que você preconcede de forma discriminatória, ou seja faz sem ter conhecimento dos fatos. Infelizmente, não sei qual seria a melhor forma para mudar isso. Talvez você deveria ter dado um puxão de orelha nesse pessoal, não xingado ou humilhado eles, mas sim questionado o porque daquilo, entende? Não podemos aceitar esses tipos de coisas, ainda mais nos tempos que vivemos.

"O mal eu fiz uma vez e nisso sempre falaram; o bem fiz duas vezes e nisso nunca falaram!"
Bruno Garcia
Soldado

REPUTAÇÃO : 41

Mensagem por ipp em 17/10/2015, 19:43

Eu entendo sua indignação, meu caro. Mas você é calmo, hein?? Se fosse comigo,
esse "camarada" receberia um presentinho no meio da cara. Isso é revoltante, eles
buscam apenas uma oportunidade para trabalhar, ganhar seu dinheirinho mas são
recebidos de maneira preconceituosa. Infelizmente, esse é o Brasil. #semperviri!
ipp
Sargento

REPUTAÇÃO : 244

Mensagem por Mateus Brodowski em 17/10/2015, 20:21

Sempre fui e sempre serei contra a discriminação. Se as pessoas que julgam as outras só pela roupa que está vestida, pela cor da pele ou até mesmo pelo cheiro, não podem ser chamado de ser humano. Estarão perdendo a oportunidade de conhecer uma excelente pessoa (muitas das vezes).

Uma vez meu avô, que é carreteiro, foi a um restaurante e o dono pediu para que ele comesse em um lugar afastado, pelo simples fato dele ter chegado numa carreta e estar uniformizado. Cara quando ele me falou isso me deu um nojo dessas pessoas que ninguém imagina. Meu avô não estava ali para roubar eles, pelo contrário, estava ali pra pagar e comer como qualquer outra pessoa que ali estava.

Esse tipo de pessoa não merece estar entre aqueles que são de bem.

" Se eu avançar, sigam-me; Se eu recuar, matem-me; Se eu morrer, vinguem-me"

"Lealdade tem dois caminhos: se peço de você, terá de mim". Harvey Specter
Mateus Brodowski
Legionário

REPUTAÇÃO : 1014

Mensagem por brigadeiro em 17/10/2015, 20:37

Sem falar daquele caso do neurocientista negro que foi barrado do próprio hotel que ia se hospedar e fazer uma palestra...
Trágico
brigadeiro
Sargento

Mensagem por mrgear em 19/10/2015, 12:05

Realmente preconceito é uma merda, mas eu fico aqui apenas observando, porque algum tempo atrás muitos criticavam os americanos por serem hostis com imigrantes (como por exemplo brasileiros) dizendo que estavam indo pra lá roubar empregos e seus benefícios, que deveriam ser direcionados apenas para quem era americano de nascença.

Ai eu te pergunto, e agora? Não é de hoje que vejo babacas descriminando haitianos, sírios, libaneses e imigrantes de países pobres e locais remotos, com o mesmo discurso. Hipocrisia é foda. Misturada com preconceito então, meu DEUS.

A ʜᴇᴀᴅ sᴛᴜᴄᴋ ᴏɴ ᴀ ᴘɪᴋᴇ ɴᴏ ʟᴏɴɢᴇʀ ᴄᴏɴsᴘɪʀᴇS.
mrgear
Sargento

REPUTAÇÃO : 240

Mensagem por Shintaro em 19/10/2015, 13:37

brigadeiro escreveu:Sem falar daquele caso do neurocientista negro que foi barrado do próprio hotel que ia se hospedar e fazer uma palestra...
Trágico

Então meu cara esse caso é algo a parte , houve muito aumento de historia veja uma declaração dele mesmo sobre o ocorrido.¹

Enfim qualquer caso em relação a discriminação é complicado , sobre imigrantes eu não ligo de estarem aqui, mais a de se pensar quem realmente são é o que podem fazer para melhorar ou ajudar a melhorar nosso pais , por que ficar aqui mamando nas testas do governo também não dá , os níveis de desempregos e pessoas devendo tem aumentando ainda mais.² é muito complicado tecer esse cenário no momento precisa de uma pesquisa mais detalhada e leitura que agora no momento nem há como fazer então uma visão simplistas de tudo : discriminação crime , avaliação das nossas próprias condições para emprega-los duvidosas .

Link´s

https://www.youtube.com/watch?v=JTaW3tiMyb4

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/desemprego-ficou-em-83-no-segundo-trimestre-de-2015-diz-ibge.html
Shintaro
Soldado

REPUTAÇÃO : 31

Mensagem por brigadeiro em 19/10/2015, 15:12

Shintaro escreveu:
brigadeiro escreveu:Sem falar daquele caso do neurocientista negro que foi barrado do próprio hotel que ia se hospedar e fazer uma palestra...
Trágico

Então meu cara esse caso é algo a parte , houve muito aumento de historia veja uma declaração dele mesmo sobre o ocorrido.¹

Muito obrigado por ter me apresentado o video, nem sempre o que tá na mídia é o que realmente aconteceu naquele dia.
Devemos sempre saber filtrar o que pode ser real ou apenas virtual quando lemos notícias, cuidar sempre a fonte também.

brigadeiro
Sargento

Mensagem por Mattheus Oliver em 19/10/2015, 17:21

Cara, que situação hein, eu nem sei qual seria minha reação, sociedade é muito hipócrita ultimamente o que vejo de discriminação é foda, se você reparar nos pequenos detalhes verá.
Mattheus Oliver

REPUTAÇÃO : 4

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: